Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Lira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1355466105596420pt_BR
dc.contributor.referee2Benício, Edgard-
dc.creatorOliveira, Flávia de Sousa e Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917570944883673pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-08T13:28:07Z-
dc.date.available2023-03-08-
dc.date.available2023-03-08T13:28:07Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3439-
dc.description.abstractThe performance of students both in terms of learning and in school sociability activities is associated with numerous factors, which include motivation for learning associated with school methodologies, the relationship with teachers and pedagogical staff, individual characteristics and family context. School indiscipline corresponds to disobedience to rules defined by the school community as necessary for the execution of the institution's daily activities and can materialize in violence among students, disrespect for teachers and depredation of the school and its equipment. This article aimed to investigate how a partnership between school and family can be fruitful in preventing school indiscipline between teenagers. As a methodology, qualitative research was adopted, of the literature review type. The results indicate that the family's participation in the student's school life is important for the student's integration into the academic environment, as well as for the diagnosis, by the pedagogical team, of possible family issues that may interfere with the student's learning.pt_BR
dc.description.resumoO desempenho de estudantes tanto em relação a aprendizagem quanto nas atividades de sociabilidade escolar está associado a inúmeros fatores, que incluem a motivação para o aprendizado associada as metodologias escolares, a relação com os professores e a equipe pedagógica, características individuais e o contexto familiar. A indisciplina escolar corresponde a desobediências à regras definidas pela comunidade escolar como necessárias para a execução das atividade cotidianas da instituição e pode se materializar em violência entre os estudantes, desrespeito aos professores e depredação da escola e dos seus equipamentos. O presente artigo teve o objetivo de investigar de que modo uma parceria entre escola e família pode ser profícua na prevenção da indisciplina escolar entre adolescentes. Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa, do tipo revisão de literatura. Os resultados indicam que a participação da família na vida escolar do estudante é importante para a integração do aluno ao ambiente acadêmico, bem como para o diagnóstico, por parte da equipe pedagógica, de possíveis questões familiares que possam interferir no aprendizado do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flavia de Sousa e Silva Oliveira (flavia.oliveira1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-08T02:07:45Z No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA.pdf: 283864 bytes, checksum: 79a8869eea84848d2cba25e2eb1497ed (MD5) TCAE.pdf: 240511 bytes, checksum: 153aa8df2c5e1da41c67cb8774e9f8fd (MD5) Tcc - Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf: 558477 bytes, checksum: 78aff5c4c150a43325240d569b064fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-08T13:23:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA.pdf: 283864 bytes, checksum: 79a8869eea84848d2cba25e2eb1497ed (MD5) TCAE.pdf: 240511 bytes, checksum: 153aa8df2c5e1da41c67cb8774e9f8fd (MD5) Tcc - Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf: 558477 bytes, checksum: 78aff5c4c150a43325240d569b064fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-08T13:24:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA.pdf: 283864 bytes, checksum: 79a8869eea84848d2cba25e2eb1497ed (MD5) TCAE.pdf: 240511 bytes, checksum: 153aa8df2c5e1da41c67cb8774e9f8fd (MD5) Tcc - Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf: 558477 bytes, checksum: 78aff5c4c150a43325240d569b064fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-08T13:28:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA.pdf: 283864 bytes, checksum: 79a8869eea84848d2cba25e2eb1497ed (MD5) TCAE.pdf: 240511 bytes, checksum: 153aa8df2c5e1da41c67cb8774e9f8fd (MD5) Tcc - Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf: 558477 bytes, checksum: 78aff5c4c150a43325240d569b064fe2 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E ESCOLA PARA PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA ENTRE ADOLESCENTESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Flavia de Sousa e Silva Oliveira.pdf277,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Flavia de Sousa e Silva Oliveira.pdf234,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Flávia de Sousa e Silva Oliveira.pdf545,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.