Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | LETRAMENTO DE SURDOS: REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES |
Other Titles: | DEAF LITERACY: REFLECTIONS ON THE IMPORTANCE OF LANGUAGE TEACHING BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOR DEAF AND HEARING CHILDREN |
metadata.dc.creator: | Ferreira, Aline Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Priscila Rodrigues do |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental, para alunos surdos e ouvintes. Para tal, buscou-se analisar a concretização da Libras, a partir de seu percurso no Brasil entre ausências e emergências, como parte fundamental do processo de inclusão efetiva de crianças surdas na educação por meio do letramento bilíngue. A pesquisa está amparada pela metodologia de pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de estudos e pesquisas sobre legislações, Libras, o ensino de Libras e letramento bilíngue. Ao final, observou-se que, para haver de fato a inclusão de uma pessoa surda, é imprescindível reconhecer a importância do ensino da Libras para pessoas ouvintes. |
Abstract: | This research aims to reflect on the importance of teaching Brazilian Sign Language - Libras, in the early years of elementary education, for deaf and hearing students. For this, we sought to analyze the realization of Libras, from its journey in Brazil between absences and emergences, as a key part of the process of effective inclusion of deaf children in education through bilingual literacy. The research is supported by the methodology of bibliographic research, we conducted a survey of studies and research on legislation, Libras, the teaching of Libras and bilingual literacy. In the end, it was observed that, for there is indeed the inclusion of a deaf person, it is essential to recognize the importance of teaching Libras to listeners. |
Keywords: | LIBRAS Letramento Bilíngue Ensino de Libras |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Trindade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436 |
Issue Date: | 6-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Aline Costa Ferreira.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.