Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: LETRAMENTO DE SURDOS: REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES
Título(s) alternativo(s): DEAF LITERACY: REFLECTIONS ON THE IMPORTANCE OF LANGUAGE TEACHING BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOR DEAF AND HEARING CHILDREN
Autor(es): Ferreira, Aline Costa
Primeiro Orientador: Nascimento, Priscila Rodrigues do
Resumo: A presente pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental, para alunos surdos e ouvintes. Para tal, buscou-se analisar a concretização da Libras, a partir de seu percurso no Brasil entre ausências e emergências, como parte fundamental do processo de inclusão efetiva de crianças surdas na educação por meio do letramento bilíngue. A pesquisa está amparada pela metodologia de pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de estudos e pesquisas sobre legislações, Libras, o ensino de Libras e letramento bilíngue. Ao final, observou-se que, para haver de fato a inclusão de uma pessoa surda, é imprescindível reconhecer a importância do ensino da Libras para pessoas ouvintes.
Abstract: This research aims to reflect on the importance of teaching Brazilian Sign Language - Libras, in the early years of elementary education, for deaf and hearing students. For this, we sought to analyze the realization of Libras, from its journey in Brazil between absences and emergences, as a key part of the process of effective inclusion of deaf children in education through bilingual literacy. The research is supported by the methodology of bibliographic research, we conducted a survey of studies and research on legislation, Libras, the teaching of Libras and bilingual literacy. In the end, it was observed that, for there is indeed the inclusion of a deaf person, it is essential to recognize the importance of teaching Libras to listeners.
Palavras-chave: LIBRAS
Letramento Bilíngue
Ensino de Libras
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Trindade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Aline Costa Ferreira.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.