Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Priscila Rodrigues do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1870106200763337 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Aline Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3403327257695051 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T19:53:51Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16 | - |
dc.date.available | 2023-03-07T19:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436 | - |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on the importance of teaching Brazilian Sign Language - Libras, in the early years of elementary education, for deaf and hearing students. For this, we sought to analyze the realization of Libras, from its journey in Brazil between absences and emergences, as a key part of the process of effective inclusion of deaf children in education through bilingual literacy. The research is supported by the methodology of bibliographic research, we conducted a survey of studies and research on legislation, Libras, the teaching of Libras and bilingual literacy. In the end, it was observed that, for there is indeed the inclusion of a deaf person, it is essential to recognize the importance of teaching Libras to listeners. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental, para alunos surdos e ouvintes. Para tal, buscou-se analisar a concretização da Libras, a partir de seu percurso no Brasil entre ausências e emergências, como parte fundamental do processo de inclusão efetiva de crianças surdas na educação por meio do letramento bilíngue. A pesquisa está amparada pela metodologia de pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de estudos e pesquisas sobre legislações, Libras, o ensino de Libras e letramento bilíngue. Ao final, observou-se que, para haver de fato a inclusão de uma pessoa surda, é imprescindível reconhecer a importância do ensino da Libras para pessoas ouvintes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-07T19:44:56Z No. of bitstreams: 1 tcc_Aline Costa Ferreira.pdf: 1114454 bytes, checksum: 0d65380b20bae05ac0dac0e99ad96f08 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-07T19:53:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Aline Costa Ferreira.pdf: 1114454 bytes, checksum: 0d65380b20bae05ac0dac0e99ad96f08 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-07T19:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Aline Costa Ferreira.pdf: 1114454 bytes, checksum: 0d65380b20bae05ac0dac0e99ad96f08 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Trindade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, S C. Letramento do surdo na abordagem bilíngue. Grau Zero: Revista de Crítica Cultural, v. 9 n. 1 (2021) p. 235-258. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12359 Acesso em 16 out. 2022. BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos: ideologia e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2005. BRASIL. DECRETO 10502/20. DECRETO Nº 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020 (DECRETO 10502/20 | DECRETO Nº 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020, PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=10502&ano=2020&ato=e26M TSU1UMZpWT30. Acesso em 20 out. 2022. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em 16 out. 2022. Decreto 5626/05 | Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (Decreto 5626/05 | Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Presidência da Republica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em 01 out. 2022. Lei 10436/02 | Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 - Lei de Libras - Lei 10436/02 | Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, Presidência da Republica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm Acesso em 05 out. 2022. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 10 out. 2022. CARNIO, M. S.; COUTO, M.I. V.; LICHTIG, I. Linguagem e Surdez. In: LACERDA, C. B. F.; NAKAMURA, H.; LIMA, M.C. Fonoaudiologia: surdez e abordagem bilíngue. São Paulo: Plexus, 2000. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Editora Plexus, 2002. LACERDA, C. B. F. de. Um pouco sobre a história da educação dos surdos. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Papirus, v. 46, p. 68-80, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000300007. Acesso em: 25 maio 2022. LACERDA, C. B. F; SANTOS, L. F. Tenho um aluno surdo, e agora?introdução à Libras e educação de surdos. Polyphonía, v. 28/1, jan. jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/43460/21736. Acesso em: 25 maio 2022. LIMA, A. G.; BARBOSA, A. R. C. S. O ensino de libras para crianças ouvintes: uma experiência na educação infantil. Estudos IAT, v. 05, p. 253-275, 2020. Disponível em: http://estudosiat.sec.ba.gov.br/index.php/estudosiat/article/view/203. Acesso em 16 out. 2022. LIMA, Juliana Acácio Cordeiro de; CÓRDULA, Eduardo Beltrão de Lucena. O ensino de Libras no Ensino Fundamental. 2017. Disponível em < http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/o-ensino-da-libras-no-ensinofundamental> Acesso em: 20 set. 2022. PERLIN, G. A. CULTURA Surda e os Interpretes de Língua de Sinais. ETD Educação temática digital. Campinas, v7, n.2, jun., 135-146, 2006. QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. SILVA, Ana Paula Santana. Surdez e linguagem: aspectos e implicações. São Paulo: Editora Plexus, 1998. SILVA, Merlânia Lino da; DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. Ensino de libras para alunos da educação básica por meio de uma ação extensionista. 2014. Disponível em < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA7 _ID3165_17082015010039.pdf> Acesso em: 11 set. 2022. TONDINELLI, M. O.; BLANCO, M. B. Noções básicas de LIBRAS para alunos ouvintes. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE 2016. 1ed. Curitiba: SEED/Paraná, 2018, v. 1. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Letramento Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Libras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | LETRAMENTO DE SURDOS: REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES | pt_BR |
dc.title.alternative | DEAF LITERACY: REFLECTIONS ON THE IMPORTANCE OF LANGUAGE TEACHING BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOR DEAF AND HEARING CHILDREN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Aline Costa Ferreira.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.