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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Priscila Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870106200763337pt_BR
dc.creatorFerreira, Aline Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3403327257695051pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T19:53:51Z-
dc.date.available2023-02-16-
dc.date.available2023-03-07T19:53:51Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3436-
dc.description.abstractThis research aims to reflect on the importance of teaching Brazilian Sign Language - Libras, in the early years of elementary education, for deaf and hearing students. For this, we sought to analyze the realization of Libras, from its journey in Brazil between absences and emergences, as a key part of the process of effective inclusion of deaf children in education through bilingual literacy. The research is supported by the methodology of bibliographic research, we conducted a survey of studies and research on legislation, Libras, the teaching of Libras and bilingual literacy. In the end, it was observed that, for there is indeed the inclusion of a deaf person, it is essential to recognize the importance of teaching Libras to listeners.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa refletir sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, nos anos iniciais do ensino fundamental, para alunos surdos e ouvintes. Para tal, buscou-se analisar a concretização da Libras, a partir de seu percurso no Brasil entre ausências e emergências, como parte fundamental do processo de inclusão efetiva de crianças surdas na educação por meio do letramento bilíngue. A pesquisa está amparada pela metodologia de pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de estudos e pesquisas sobre legislações, Libras, o ensino de Libras e letramento bilíngue. Ao final, observou-se que, para haver de fato a inclusão de uma pessoa surda, é imprescindível reconhecer a importância do ensino da Libras para pessoas ouvintes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-07T19:44:56Z No. of bitstreams: 1 tcc_Aline Costa Ferreira.pdf: 1114454 bytes, checksum: 0d65380b20bae05ac0dac0e99ad96f08 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-07T19:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Aline Costa Ferreira.pdf: 1114454 bytes, checksum: 0d65380b20bae05ac0dac0e99ad96f08 (MD5) Previous issue date: 2022-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectLetramento Bilínguept_BR
dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleLETRAMENTO DE SURDOS: REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTESpt_BR
dc.title.alternativeDEAF LITERACY: REFLECTIONS ON THE IMPORTANCE OF LANGUAGE TEACHING BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) FOR DEAF AND HEARING CHILDRENpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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