Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3434
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO GCOMPRIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVISÃO DE LITERATURA |
Autor(es): | Silva, Myrian Cristina |
Primeiro Orientador: | Ramos, Jorcivan Silva |
Segundo Orientador: | Caixeta, Eliene Cristina |
Primeiro Membro da Banca: | Ramos, Jorcivan Silva |
Segundo Membro da Banca: | Carcute, Rachel Lopes |
Terceiro Membro da Banca: | Lima, Vívian Cirino de |
Resumo: | Na educação há a necessidade urgente de evolução na metodologia do ensino, pelo fato do instrumento que o educando mais tem facilidade a acessar são as tecnologias digitais, como fonte de pesquisa, comunicação e também conhecimento. Nesse seguimento, as tecnologias e softwares educacionais se apresentam como os mais direcionados para o ensino, em específico o software GCompris que tem em sua interface atividades educativas que trazem a junção dos conteúdos pedagógicos à tecnologia. Nesse contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo contextualizar o GCompris e apresentar os benefícios na aprendizagem dos alunos a partir da utilização desse software nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e quanto aos procedimentos técnicos classificada como bibliográfica, uma vez que a natureza das fontes investigadas serão livros e artigos publicados em revistas e base dados como Scielo. Os resultados mostraram que o GCompris quando utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, apresentaram resultados favoráveis ao uso desse aplicativo, pois o desenvolvimento educacional dos alunos que o utilizaram obteve maiores índices de aprendizagem. |
Abstract: | In education, there is an urgent need for evolution in the teaching methodology, because the instrument that the student has the easiest access to are the digital technologies, as a source of research, communication, and knowledge. In this segment, the technologies and educational softwares are presented as the most directed to teaching, specifically the GCompris software that has in its interface educational activities that bring the junction of pedagogical content to technology. In this context, this Course Conclusion Paper aims to contextualize GCompris and present the benefits in student learning from the use of this software in the initial years of Elementary School and Youth and Adult Education (EJA). The methodology has a qualitative approach, with exploratory objectives, and the technical procedures are classified as bibliographic, since the nature of the sources investigated are books and articles published in magazines and databases such as Scielo. The results showed that the GCompris when used in the initial years of Elementary School and in Youth and Adult Education, presented favorable results to the use of this application, because the educational development of the students who used it obtained higher learning rates. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental GCompris Software |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3434 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.