Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ramos, Jorcivan Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3722887713583015pt_BR
dc.contributor.advisor2Caixeta, Eliene Cristina-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554564869612246pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jorcivan Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3722887713583015pt_BR
dc.contributor.referee2Carcute, Rachel Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980953382393047pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Vívian Cirino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083710394653527pt_BR
dc.creatorSilva, Myrian Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5418566708781318pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T19:11:41Z-
dc.date.available2023-03-07T19:11:41Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3434-
dc.description.abstractIn education, there is an urgent need for evolution in the teaching methodology, because the instrument that the student has the easiest access to are the digital technologies, as a source of research, communication, and knowledge. In this segment, the technologies and educational softwares are presented as the most directed to teaching, specifically the GCompris software that has in its interface educational activities that bring the junction of pedagogical content to technology. In this context, this Course Conclusion Paper aims to contextualize GCompris and present the benefits in student learning from the use of this software in the initial years of Elementary School and Youth and Adult Education (EJA). The methodology has a qualitative approach, with exploratory objectives, and the technical procedures are classified as bibliographic, since the nature of the sources investigated are books and articles published in magazines and databases such as Scielo. The results showed that the GCompris when used in the initial years of Elementary School and in Youth and Adult Education, presented favorable results to the use of this application, because the educational development of the students who used it obtained higher learning rates.pt_BR
dc.description.resumoNa educação há a necessidade urgente de evolução na metodologia do ensino, pelo fato do instrumento que o educando mais tem facilidade a acessar são as tecnologias digitais, como fonte de pesquisa, comunicação e também conhecimento. Nesse seguimento, as tecnologias e softwares educacionais se apresentam como os mais direcionados para o ensino, em específico o software GCompris que tem em sua interface atividades educativas que trazem a junção dos conteúdos pedagógicos à tecnologia. Nesse contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo contextualizar o GCompris e apresentar os benefícios na aprendizagem dos alunos a partir da utilização desse software nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e quanto aos procedimentos técnicos classificada como bibliográfica, uma vez que a natureza das fontes investigadas serão livros e artigos publicados em revistas e base dados como Scielo. Os resultados mostraram que o GCompris quando utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, apresentaram resultados favoráveis ao uso desse aplicativo, pois o desenvolvimento educacional dos alunos que o utilizaram obteve maiores índices de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Myrian Cristina Silva (myrian.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-02T03:18:21Z No. of bitstreams: 1 tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf: 951382 bytes, checksum: 3a1dde1e2754052c64695064da637bef (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MYRIAN, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   O Termode Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado àsubmissão. A inclusão do Termo é obrigatória dentro das submissões realizadasno Repositório. Por ventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, apublicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma,para ajustes e adequação.  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial“Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:   O(s) autor(es) devem revisar a versãofinal do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, comas devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, aspáginas na seguinte ordem: 1º Capa,2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5ºAta de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma naaba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguintelink:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não sejapossível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmodocumento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar aodocente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico(TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nosreenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, vocêdeverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamosa devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamosà disposição. Atenciosamente, on 2023-03-03T17:26:48Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Myrian Cristina Silva (myrian.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-07T14:06:00Z No. of bitstreams: 1 tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf: 1066014 bytes, checksum: 09a396e7618ba18c8c1eb833817bca2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-07T19:10:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf: 1066014 bytes, checksum: 09a396e7618ba18c8c1eb833817bca2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-07T19:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf: 1066014 bytes, checksum: 09a396e7618ba18c8c1eb833817bca2a (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGComprispt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO GCOMPRIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Myrian_Cristina_Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.