Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3414
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | FORMAÇÃO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA AS NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS |
Autor(es): | Sousa, Noelly Alves |
Primeiro Orientador: | Silva, Ruth Aparecida Viana da |
Resumo: | As transformações tecnológicas e informacionais da era digital, e recentemente do contexto pandêmico, têm provocado mudanças no comportamento social, no trabalho e, por conseguinte, nas formas de ensinar e aprender. Mediante o exposto, o presente artigo, dentro do viés qualitativo, é fruto de uma pesquisa bibliográfica que objetiva trazer reflexões acerca da formação docente contemporânea para o uso das tecnologias digitais frente às novas exigências educacionais. Sendo assim, o estudo baseou-se principalmente em análise de pesquisas recentes que tratam da temática do contexto pré e pós-pandêmico. Dessa forma, a pesquisa evidenciou mudanças legais que regem a formação do professor, na perspectiva de desenvolvimento de competências gerais à formação docente. Dentre essas competências, existem as competências digitais que exigem algumas mobilizações para que as instituições formadoras integrem em seus currículos tais demandas. No tocante às novas exigências educacionais e a relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), evidenciou-se que é necessário um novo perfil docente que atue não como detentor, mas como colaborador do conhecimento. E isso ratifica a importância de cursos de formação continuada para estes profissionais. |
Abstract: | The technological and informational transformations of the digital age and recently of the pandemic context have caused changes in social behavior, at work and, therefore, in the ways of teaching and learning. In view of the above, this article within the qualitative bias is the result of a bibliographic research that aims to bring reflections about contemporary teacher training for the use of digital technologies in the face of new educational requirements. Therefore, the study was based mainly on the analysis of recent research that deals with the subject within the pre- and post-pandemic context. In this way, the study showed that there have been legal changes that govern teacher training, from the perspective of developing general skills for teacher training, that among these skills there are digital skills and that there have been some mobilizations for training institutions to integrate into their CVs such skills. Regarding the new educational requirements and the relationship with the TDICs, it showed that a new teaching profile is needed that acts not as a holder, but as a collaborator of knowledge. |
Palavras-chave: | Formação Docente Tecnologias Digitais Exigências Educacionais |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3414 |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_Noelly Alves de Sousa.pdf | 657,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.