Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3401
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
metadata.dc.creator: Silva, Rafaella
metadata.dc.contributor.advisor1: Bento, Wendryll
metadata.dc.description.resumo: A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que foi criado para auxiliar e unificar o currículo da educação básica no Brasil. Apesar de ter um papel essencial na educação brasileira, o documento enfatiza os conceitos de habilidades e competências; esse aspecto, entre outros, se mostram relacionados ao neoliberalismo. Nesse sentido, este trabalho visa discutir a finalidade da Base Nacional Comum Curricular em pautar a educação em habilidades e competências. A partir de uma discussão bibliográfica, inicialmente, aborda-se como se deu a construção da BNCC em seu contexto histórico sobre a influência do neoliberalismo na educação. Depois se discute como o crescimento do modelo neoliberal nos anos 90 influenciou a sociedade, o que vem refletir diretamente na BNCC. Nas considerações finais é feita uma reflexão sobre o modelo neoliberal e como essa influência ocorre na educação, bem como, o financiamento dos bancos mundiais e o que a sociedade e os alunos perdem dentro que um sistema que visa a mão de obra e não a aprendizagem eficaz.
Abstract: The National Curricular Common Base is a normative document that was created to help and to unify the basic education curriculum in Brazil. Despite playing an essential role in Brazilian education, the document emphasizes the concepts of abilities and competences; that aspect, among others, are related to neoliberalism. In that sense, this This work aims to discuss the purpose of the National Common Curricular Base in guiding education in skills and competencies. From a bibliographical discussion, initially, it addresses how the construction of the BNCC took place in its historical context on the influence of neoliberalism in education. It then discusses how the growth of the neoliberal model in the 1990s, it influenced society, which has a direct impact on the BNCC. In the final considerations, a reflection is made on the neoliberal model and how this influence occurs in education, as well as, the financing of world banks and what society and students lose out within a system that targets the workforce and not effective learning.
Keywords: BNCC
Educação
Neoliberalismo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3401
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Rafaella Roque da Silva.pdf4,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.