Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3364
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA JOVENS E ADULTOS |
Autor(es): | Ferreira, Deolindo Gomes |
Primeiro Orientador: | Arantes, Fabiano José Ferreira |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender como as políticas educacionais se relacionam com a garantia da Educação de Jovens e Adultos - EJA, através do conceito de Políticas Públicas, identificar os marcos legais que garantem a oferta da EJA e discutir a relação das políticas públicas e sua garantia da oferta desta modalidade de ensino. Para fundamentar a discussão, recorremos a alguns marcos teóricos e normativos, a saber: Paiva (1983; 2009), Romão e Gadotti (2007), Brasil (2001, 2010, 2014), Shiroma; Moraes e Evangelista, entre outros. Este estudo constitui-se numa pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório. Os resultados apontam para a necessidade de se refletir acerca da educação continuada para jovens e adultos como um valioso campo para continuidade e valorização da educação enquanto direito humano e constitucional. Portanto, considera-se que a educação continuada, em sua interface com a EJA, surge como uma estratégia organizacional cuja principal característica é resistir a questões discriminatórias impostas pelas desigualdades econômicas e sociais na sociedade brasileira. |
Abstract: | This work aims to understand how educational policies are related to the guarantee of Youth and Adult Education - EJA through the concept of Public Policies, identify the legal frameworks that guarantee the provision of Youth and Adult Education and compete with the relationship of policies public schools and their guarantee of offering this type of education. To support the discussion, we resort to some theoretical and normative frameworks, namely: Paiva (1983; 2009), Romão and Gadotti (2007), Brazil (2001, 2010, 2014), Shiroma; Moraes and Evangelista among others. This study is a bibliographic research, of an exploratory nature. The results point to the reflection of continuing education for young people, value for education and education, education, education, education, value, for education, education, education, education, education, education, value, for education, education, education, education, constitutional value. Therefore, it is considered that continuing education, in its interface with an organizational characteristic, emerges as an organizational strategy whose main objective is to resist discriminatory issues due to Brazilian inequalities. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Políticas públicas Direito |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Campos Belos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3364 |
Data do documento: | 13-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata e TCAE_Deolindo Gomes Ferreira.pdf | Ata de defesa e TCAE do Trabalho de Conclusão de Curso - Deolindo Gomes Ferreira | 538,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
art_Deolindo Gomes Ferreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Deolindo Gomes Ferreira | 452,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.