Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Arantes, Fabiano José Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740771305336056pt_BR
dc.creatorFerreira, Deolindo Gomes-
dc.creator.Latteshtp://lattes.cnpq.br/2003573314837071pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T01:08:03Z-
dc.date.available2023-02-06T01:08:03Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3364-
dc.description.abstractThis work aims to understand how educational policies are related to the guarantee of Youth and Adult Education - EJA through the concept of Public Policies, identify the legal frameworks that guarantee the provision of Youth and Adult Education and compete with the relationship of policies public schools and their guarantee of offering this type of education. To support the discussion, we resort to some theoretical and normative frameworks, namely: Paiva (1983; 2009), Romão and Gadotti (2007), Brazil (2001, 2010, 2014), Shiroma; Moraes and Evangelista among others. This study is a bibliographic research, of an exploratory nature. The results point to the reflection of continuing education for young people, value for education and education, education, education, education, value, for education, education, education, education, education, education, value, for education, education, education, education, constitutional value. Therefore, it is considered that continuing education, in its interface with an organizational characteristic, emerges as an organizational strategy whose main objective is to resist discriminatory issues due to Brazilian inequalities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender como as políticas educacionais se relacionam com a garantia da Educação de Jovens e Adultos - EJA, através do conceito de Políticas Públicas, identificar os marcos legais que garantem a oferta da EJA e discutir a relação das políticas públicas e sua garantia da oferta desta modalidade de ensino. Para fundamentar a discussão, recorremos a alguns marcos teóricos e normativos, a saber: Paiva (1983; 2009), Romão e Gadotti (2007), Brasil (2001, 2010, 2014), Shiroma; Moraes e Evangelista, entre outros. Este estudo constitui-se numa pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório. Os resultados apontam para a necessidade de se refletir acerca da educação continuada para jovens e adultos como um valioso campo para continuidade e valorização da educação enquanto direito humano e constitucional. Portanto, considera-se que a educação continuada, em sua interface com a EJA, surge como uma estratégia organizacional cuja principal característica é resistir a questões discriminatórias impostas pelas desigualdades econômicas e sociais na sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Deolindo Gomes Ferreira (deolindo.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-05T14:28:04Z No. of bitstreams: 2 Ata e TCAE juntos.pdf: 551482 bytes, checksum: 29b09b7ac8acb65bade1d76bf0ea1847 (MD5) ARTIGO (3).pdf: 462933 bytes, checksum: 4148c5445a0ae1b11c84f2a3cf856ad7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-06T00:59:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata e TCAE juntos.pdf: 551482 bytes, checksum: 29b09b7ac8acb65bade1d76bf0ea1847 (MD5) ARTIGO (3).pdf: 462933 bytes, checksum: 4148c5445a0ae1b11c84f2a3cf856ad7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-06T01:03:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata e TCAE juntos.pdf: 551482 bytes, checksum: 29b09b7ac8acb65bade1d76bf0ea1847 (MD5) ARTIGO (3).pdf: 462933 bytes, checksum: 4148c5445a0ae1b11c84f2a3cf856ad7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-06T01:08:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata e TCAE juntos.pdf: 551482 bytes, checksum: 29b09b7ac8acb65bade1d76bf0ea1847 (MD5) ARTIGO (3).pdf: 462933 bytes, checksum: 4148c5445a0ae1b11c84f2a3cf856ad7 (MD5) Previous issue date: 2022-09-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titlePOLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata e TCAE_Deolindo Gomes Ferreira.pdfAta de defesa e TCAE do Trabalho de Conclusão de Curso - Deolindo Gomes Ferreira538,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
art_Deolindo Gomes Ferreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Deolindo Gomes Ferreira452,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.