Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3350
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | É POSSÍVEL APRENDER BRINCANDO? ASPECTOS LEGAIS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Jesus, Lizandra Aparecida Almeida de |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Priscila Rodrigues do |
Resumo: | A educação infantil é a etapa importante para a criança, nela são aprendidos valores que perpassam por toda a sua trajetória. Essa pesquisa surgiu com o seguinte questionamento, é possível aprender brincando? Sabe-se que as brincadeiras fazem parte do universo infantil, sendo assim esse artigo tem como objetivo discutir a noção de que a criança aprende brincando. E para tanto, são apresentados documentos que regulamentam essa etapa de ensino que são a BNCC e o DC-GO. A metodologia escolhida para a construção do texto foi revisão bibliográfica de documentos que discutem sobre o ensino da educação infantil. Após essa revisão foram analisadas brincadeiras populares que podem ser utilizadas como ferramentas de auxílio para a aprendizagem das crianças. Com esse estudo observou-se que a brincadeira como estratégia de aprendizagem é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral da criança. |
Abstract: | Early childhood education is an important stage for children throughout their entire trajectory. This research came up with the following question: is it possible to learn through playing? It is known that games are part of the universe of children, so this article aims to discuss the notion that children learn by playing. For this purpose, we present documents that regulate this stage of education, which are the BNCC and the DC-GO. The methodology chosen for the construction of the text was a literature review of documents that discuss the teaching of early childhood education. After this review, we analyzed popular games that can be used as tools to help children's learning. As a result of this study, it was observed that games can be used as a tool to help children's learning. With this study we observed that play as a learning strategy is a powerful tool for the integral development of children. |
Palavras-chave: | BNCC Brincadeiras DC-GO Educação Infantil Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3350 |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_especializacao_Lizandra Jesus.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.