Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REALIDADE E POSSIBILIDADES
Autor(es): Ribeiro, Cristineide Aparecida
Primeiro Orientador: Silva, Cléber César
Primeiro Membro da Banca: Silva, Cleber César
Segundo Membro da Banca: Moreira, Débora Astoni
Terceiro Membro da Banca: Issa, Silvia Aparecida Caixeta
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a realidade do ensino de Educação Física na Educação Infantil a partir da percepção dos professores da rede municipal de Ensino da Cidade de Pires do Rio -Go, além disso, buscou conhecer as percepções e concepções dos docentes sobre o papel e a importância da Educação Física Educação Infantil; identificar quais as práticas pedagógicas de Educação Física são utilizadas pelos professores por estes e identificar as dificuldades encontradas por estes na realização das aulas de Educação Física Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa descritiva, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, análise documental e a aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados coletados mostram que a maioria dos professores possui uma concepção de Educação Infantil como preparação para a etapa posterior da educação, mostra ainda que não há planejamento e práticas efetivas de Educação Física, além da utilização da Educação Física como moeda de troca para comportamentos considerados adequados. O produto Educacional gerado a partir desta pesquisa foi bem avaliado pelas professoras participantes que o consideraram um subsidio útil e capaz de auxiliar suas aulas de Educação Física na Educação Infantil.
Abstract: This research had as general objective to analyze the reality of the teaching of Physical Education in Early Childhood Education from the perception of the teachers of the municipal education network of the City of Pires do Rio -Go, in addition, it sought to know the perceptions and conceptions of the teachers about the role and importance of Physical Education Early Childhood Education; identify which Physical Education pedagogical practices are used by teachers and identify the difficulties encountered by them in carrying out Physical Education classes in Early Childhood Education. The research was elaborated from a descriptive qualitative approach, were used as instruments of data collection, documental analysis and the application of semi-structured questionnaires. The data collected show that most teachers have a conception of Early Childhood Education as a preparation for the later stage of education, it also shows that there is no planning and effective practices of physical education, in addition to the use of Physical Education as a bargaining chip for behaviors considered suitable. The Educational product generated from this research was well evaluated by the participating teachers who considered it a useful and capable subsidy to help their Physical Education classes in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Ensino
Educação Física
Educação Infantil
Produto Educacional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Cristineide Aparecida Ribeiro ..pdfDissertação1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Cristineide Aparecida Ribeiro.pdfProduto Educacional : Práticas Educativas de Educação Física na Educação Infantil22,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.