Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Cléber César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6785390145821148pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleber César-
dc.contributor.referee2Moreira, Débora Astoni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892554192927049pt_BR
dc.contributor.referee3Issa, Silvia Aparecida Caixeta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594855396838175pt_BR
dc.creatorRibeiro, Cristineide Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5810621458248185pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T15:08:49Z-
dc.date.available2022-12-21-
dc.date.available2022-12-19T15:08:49Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272-
dc.description.abstractThis research had as general objective to analyze the reality of the teaching of Physical Education in Early Childhood Education from the perception of the teachers of the municipal education network of the City of Pires do Rio -Go, in addition, it sought to know the perceptions and conceptions of the teachers about the role and importance of Physical Education Early Childhood Education; identify which Physical Education pedagogical practices are used by teachers and identify the difficulties encountered by them in carrying out Physical Education classes in Early Childhood Education. The research was elaborated from a descriptive qualitative approach, were used as instruments of data collection, documental analysis and the application of semi-structured questionnaires. The data collected show that most teachers have a conception of Early Childhood Education as a preparation for the later stage of education, it also shows that there is no planning and effective practices of physical education, in addition to the use of Physical Education as a bargaining chip for behaviors considered suitable. The Educational product generated from this research was well evaluated by the participating teachers who considered it a useful and capable subsidy to help their Physical Education classes in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar a realidade do ensino de Educação Física na Educação Infantil a partir da percepção dos professores da rede municipal de Ensino da Cidade de Pires do Rio -Go, além disso, buscou conhecer as percepções e concepções dos docentes sobre o papel e a importância da Educação Física Educação Infantil; identificar quais as práticas pedagógicas de Educação Física são utilizadas pelos professores por estes e identificar as dificuldades encontradas por estes na realização das aulas de Educação Física Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa descritiva, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, análise documental e a aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados coletados mostram que a maioria dos professores possui uma concepção de Educação Infantil como preparação para a etapa posterior da educação, mostra ainda que não há planejamento e práticas efetivas de Educação Física, além da utilização da Educação Física como moeda de troca para comportamentos considerados adequados. O produto Educacional gerado a partir desta pesquisa foi bem avaliado pelas professoras participantes que o consideraram um subsidio útil e capaz de auxiliar suas aulas de Educação Física na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristineide Aparecida Ribeiro (cristineide.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-19T12:28:48Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-19T15:00:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-19T15:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REALIDADE E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Cristineide Aparecida Ribeiro ..pdfDissertação1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Cristineide Aparecida Ribeiro.pdfProduto Educacional : Práticas Educativas de Educação Física na Educação Infantil22,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.