Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cléber César | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785390145821148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cleber César | - |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Débora Astoni | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0892554192927049 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Issa, Silvia Aparecida Caixeta | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2594855396838175 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Cristineide Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5810621458248185 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T15:08:49Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21 | - |
dc.date.available | 2022-12-19T15:08:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3272 | - |
dc.description.abstract | This research had as general objective to analyze the reality of the teaching of Physical Education in Early Childhood Education from the perception of the teachers of the municipal education network of the City of Pires do Rio -Go, in addition, it sought to know the perceptions and conceptions of the teachers about the role and importance of Physical Education Early Childhood Education; identify which Physical Education pedagogical practices are used by teachers and identify the difficulties encountered by them in carrying out Physical Education classes in Early Childhood Education. The research was elaborated from a descriptive qualitative approach, were used as instruments of data collection, documental analysis and the application of semi-structured questionnaires. The data collected show that most teachers have a conception of Early Childhood Education as a preparation for the later stage of education, it also shows that there is no planning and effective practices of physical education, in addition to the use of Physical Education as a bargaining chip for behaviors considered suitable. The Educational product generated from this research was well evaluated by the participating teachers who considered it a useful and capable subsidy to help their Physical Education classes in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a realidade do ensino de Educação Física na Educação Infantil a partir da percepção dos professores da rede municipal de Ensino da Cidade de Pires do Rio -Go, além disso, buscou conhecer as percepções e concepções dos docentes sobre o papel e a importância da Educação Física Educação Infantil; identificar quais as práticas pedagógicas de Educação Física são utilizadas pelos professores por estes e identificar as dificuldades encontradas por estes na realização das aulas de Educação Física Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa descritiva, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, análise documental e a aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados coletados mostram que a maioria dos professores possui uma concepção de Educação Infantil como preparação para a etapa posterior da educação, mostra ainda que não há planejamento e práticas efetivas de Educação Física, além da utilização da Educação Física como moeda de troca para comportamentos considerados adequados. O produto Educacional gerado a partir desta pesquisa foi bem avaliado pelas professoras participantes que o consideraram um subsidio útil e capaz de auxiliar suas aulas de Educação Física na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cristineide Aparecida Ribeiro (cristineide.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-19T12:28:48Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-19T15:00:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-19T15:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO..pdf: 2035262 bytes, checksum: 13847b274cd32970da5f7d4b2ed93495 (MD5) Produto Educacional SD.pdf: 23428801 bytes, checksum: fbc5bec842ec1167ebf191dc589d05a1 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REALIDADE E POSSIBILIDADES | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Cristineide Aparecida Ribeiro ..pdf | Dissertação | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Educacional_Cristineide Aparecida Ribeiro.pdf | Produto Educacional : Práticas Educativas de Educação Física na Educação Infantil | 22,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.