Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3193
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR |
Título(s) alternativo(s): | The importance of adapting activities in the school environment |
Autor(es): | Lima, Daísa Milaine Rezende |
Primeiro Orientador: | Lamonier, Elisângela Leles |
Primeiro Membro da Banca: | Gomes, Adriane da Silveira |
Segundo Membro da Banca: | Monteiro, Mariluce Elias de Bastos |
Resumo: | As políticas que tratam a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial (PAEE) e as pessoas com necessidades educacionais específicas são temas estudados e discutidos a muito tempo. Com essa nova visão de educação para todos reforçou a necessidade do planejamento educacional embasado na individualidade de cada aluno. O planejamento centrado na pessoa tem a ideia de que os meios pelos quais a pessoa está inserida devem guiar os serviços de acordo com sua necessidade e deve ser compreendida por todos que fazem parte desse processo. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar a importância da adaptação de atividades para estudantes com deficiências no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, o estudo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica baseada em Zanella (2013) com as adaptações de pequeno porte, em que visam as modificações promovidas no currículo, nas avaliações e nas metodologias, realizadas pelo professor, permite e promove a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas, colaborando com o processo de inclusão escolar destes alunos. |
Abstract: | The policies that address the school inclusion of the target audience of Special Education (PAEE) and people with specific educational needs are topics studied and discussed for a long time. With this new vision of education for all, it reinforced the need for educational planning based on the individuality of each student. Person-centered planning has the idea that the means by which the person is inserted should guide the services according to their needs and must be understood by everyone who is part of this process. Thus, the objective of this study is to show the importance of adapting activities for students with specific educational needs in the teaching and learning process. For this, the study was based on a literature review based on Zanella (2013) with small adaptations, which aim at the changes promoted in the curriculum, assessments and methodologies, carried out by the teacher, allows and promotes productive participation of students who have special educational needs in the teaching and learning process, in regular schools, together with their colleagues, collaborating with the process of school inclusion of these students. |
Palavras-chave: | Educação Necessidade Adaptação |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3193 |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Daisa Lima.pdf | 151,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo_de_autorizacao TCA Daísa.pdf | 263,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Daisa.pdf | 177,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.