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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamonier, Elisângela Leles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175715121981610pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Adriane da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7864257012815507pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Mariluce Elias de Bastos-
dc.creatorLima, Daísa Milaine Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190704370565246pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-12T14:48:42Z-
dc.date.available2022-12-07-
dc.date.available2022-12-12T14:48:42Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3193-
dc.description.abstractThe policies that address the school inclusion of the target audience of Special Education (PAEE) and people with specific educational needs are topics studied and discussed for a long time. With this new vision of education for all, it reinforced the need for educational planning based on the individuality of each student. Person-centered planning has the idea that the means by which the person is inserted should guide the services according to their needs and must be understood by everyone who is part of this process. Thus, the objective of this study is to show the importance of adapting activities for students with specific educational needs in the teaching and learning process. For this, the study was based on a literature review based on Zanella (2013) with small adaptations, which aim at the changes promoted in the curriculum, assessments and methodologies, carried out by the teacher, allows and promotes productive participation of students who have special educational needs in the teaching and learning process, in regular schools, together with their colleagues, collaborating with the process of school inclusion of these students.pt_BR
dc.description.resumoAs políticas que tratam a inclusão escolar do público-alvo da Educação Especial (PAEE) e as pessoas com necessidades educacionais específicas são temas estudados e discutidos a muito tempo. Com essa nova visão de educação para todos reforçou a necessidade do planejamento educacional embasado na individualidade de cada aluno. O planejamento centrado na pessoa tem a ideia de que os meios pelos quais a pessoa está inserida devem guiar os serviços de acordo com sua necessidade e deve ser compreendida por todos que fazem parte desse processo. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar a importância da adaptação de atividades para estudantes com deficiências no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, o estudo fundamentou-se em uma revisão bibliográfica baseada em Zanella (2013) com as adaptações de pequeno porte, em que visam as modificações promovidas no currículo, nas avaliações e nas metodologias, realizadas pelo professor, permite e promove a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas, colaborando com o processo de inclusão escolar destes alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daísa Milaine Rezende Lima (daisa.milaine@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-08T03:00:35Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Daisa Lima.pdf: 155594 bytes, checksum: d668b18f5bba765968abb9ed39a509a2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MILAINE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados àsubmissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nostrabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamenteinseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realizaçãode ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanardúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIFGoiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível naplataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado noseguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s)autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Atade defesa e o artigo científico. Pode ser enviados emarquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente nasubmissão enviada Assim que o TCAE e a Ata dedefesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma.Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente naplataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE),na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução domesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-12-08T10:25:15Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Daísa Milaine Rezende Lima (daisa.milaine@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-11T20:57:38Z No. of bitstreams: 3 tcc_ Daisa Lima.pdf: 155594 bytes, checksum: d668b18f5bba765968abb9ed39a509a2 (MD5) termo_de_autorizacao TCA Daísa.pdf: 270247 bytes, checksum: 16cae064b6893e4c28dab0f721850d8d (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Daisa.pdf: 181769 bytes, checksum: 6811ead0b0fb6dd076a2a6e3949293f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-12T14:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_ Daisa Lima.pdf: 155594 bytes, checksum: d668b18f5bba765968abb9ed39a509a2 (MD5) termo_de_autorizacao TCA Daísa.pdf: 270247 bytes, checksum: 16cae064b6893e4c28dab0f721850d8d (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Daisa.pdf: 181769 bytes, checksum: 6811ead0b0fb6dd076a2a6e3949293f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-12T14:48:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcc_ Daisa Lima.pdf: 155594 bytes, checksum: d668b18f5bba765968abb9ed39a509a2 (MD5) termo_de_autorizacao TCA Daísa.pdf: 270247 bytes, checksum: 16cae064b6893e4c28dab0f721850d8d (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Daisa.pdf: 181769 bytes, checksum: 6811ead0b0fb6dd076a2a6e3949293f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-12T14:48:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 tcc_ Daisa Lima.pdf: 155594 bytes, checksum: d668b18f5bba765968abb9ed39a509a2 (MD5) termo_de_autorizacao TCA Daísa.pdf: 270247 bytes, checksum: 16cae064b6893e4c28dab0f721850d8d (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Daisa.pdf: 181769 bytes, checksum: 6811ead0b0fb6dd076a2a6e3949293f6 (MD5) Previous issue date: 2022-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNecessidadept_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of adapting activities in the school environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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tcc_ Daisa Lima.pdf151,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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