Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3181
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DENTRO DA ESCOLA
Autor(es): Cruvinel, Angelita Ferreira Borges
Primeiro Orientador: Rodrigues, Raphaella Abreu Magalhães
Primeiro Membro da Banca: Souza, Calixto Júnior de
Resumo: Este artigo tem como objetivo elucidar sobre a importância do planejamento e organização dentro da escola discorre sobre o planejamento, organização e participação da comunidade na instituição ensino. Haja vista que na gestão participativa e democrática todos os participantes procuram desenvolver um trabalho onde cada um dividirá obrigações e responsabilidade com o objetivo de aprimorar o ambiente escolar. O papel do gestor é planejar, organizar, definir metas, delegar funções, buscar recurso para melhorias na instituição, elaborar documentos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), para melhor garantir a socialização entre escola e comunidade. A elaboração deste trabalho transcorreu por meio de pesquisa exploratória, qualitativa e bibliográfica, busca conhecer ponto específico que consiste sobre o assunto com a intensão de conhecer sobre os principais pontos pesquisados. Ao realizar a pesquisa bibliográfica observou que a participação da gestão, corpo docente, funcionários, alunos, pais, comunidade e demais colaboradores é crucial para o crescimento e melhorias na escola e no desenvolvimento da educação como todo. Trata-se de um trabalho diário onde a coletividade dos envolvido atingem as metas proposta. O gestor busca utilizar como principais características deste trabalho a: coletividade, reflexão, desdobramento e transparência para melhor atuação junto comunidade. Palavras-chave: Gestão Democrático-Participativa; Planejamento; Organização Escolar; Coletividade.
Abstract: This study aims clarifying the importance of planning and organizing inside school and expatiate on planning, organizing and the community’s inclusion on the learning institutions. Considering that the inclusive and democratic management all the participants seek to develop a service where each one of them will share duties and responsibility aiming to improve the school environment. The manager’s role is planning, organizing, setting goals, delegating tasks, searching for resources, which will bring improvement to the institution, in addition to elaborating documents, such as the Political-pedagogic Project (PPP). All that, to ensure that the relationship between the school and society works in its best way. This project was made by doing a exploratory, qualitative and bibliographical research, seeking the particular aspect about the subject with the intention of knowing about the main aspects researched. While developing the bibliographical research, it was observed that the participation of the school’s managers, teachers, employees, along with students, parents, the community and other collaborators is crucial for the development and improvement of the school and the education as a whole. This is a daily task that, by all the involved working together, reaches the proposed goals. The manager seeks using, as the main aspects of this job, the collectivity, reflection, unfolding and transparency to better perform together with the community. Keywords: Participative-democratic Management; Planning; School Organization; Collectivity.
Palavras-chave: Gestão Democrático-Participativa
Planejamento
Organização Escolar
Coletividade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3181
Data do documento: 1-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo cientifico Angelita ferreira Borges Cruvinel.pdf893,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.