Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE TRINDADE, REFLEXÕES E DESAFIOS |
Título(s) alternativo(s): | ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA |
Autor(es): | Ferreira, Ana Paula |
Primeiro Orientador: | Silva, José Geraldo da |
Primeiro Coorientador: | Silva, Ruth Aparecida Viana da |
Primeiro Membro da Banca: | Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa |
Segundo Membro da Banca: | Morais, Kesi Line de Morais |
Resumo: | O presente artigo apresenta o cenário da alfabetização de crianças em idade escolar no período da Pandemia da COVID-19, no Município de Trindade-GO. Com isso, expõe as diretrizes e normativas que guiaram o ensino nesse período, as dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula ao receberem os alunos, com o retorno das aulas presenciais, e, por fim, a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Como desenvolver um trabalho eficiente, com tantos desafios? Para registrar essas dificuldades, foi realizada a amostragem concreta com alunos da rede para sondar em que níveis estruturais da linguagem escrita se encontravam, de acordo com as escritoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, através da obra A Psicogênese da Língua Escrita (1984). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, haja vista partir do proposto pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as normativas do Ministério da Educação, para as práticas educativas durante o período pandêmico. |
Abstract: | This article presents the scenario of literacy of school children in the period of the Pandemic of COVID-19, in the municipality of Trindade-GO, with this exposes the guidelines and regulations that guided teaching in this period, the difficulties encountered by teachers and teachers in the classroom when receiving students, with the return of classroom classes, and reflection on the learning teaching process. How to develop an efficient work with so many challenges? To record these difficulties, a concrete sampling was carried out with students from the network to probe at what structural levels of written language were, according to the writers Emília Ferreiro and Ana Teberosky, through their work The Psychogenesis of the whritten Language. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Pandemia Desafios |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Trindade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | Pós-graduação em Educação e Trabalho Docente |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176 |
Data do documento: | 18-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Ana Paula Ferreira.pdf | mon_especialização_Ana Ferreira | 799,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.