Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE TRINDADE, REFLEXÕES E DESAFIOS
Other Titles: ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA
metadata.dc.creator: Ferreira, Ana Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Geraldo da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Ruth Aparecida Viana da
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Kesi Line de Morais
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo apresenta o cenário da alfabetização de crianças em idade escolar no período da Pandemia da COVID-19, no Município de Trindade-GO. Com isso, expõe as diretrizes e normativas que guiaram o ensino nesse período, as dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula ao receberem os alunos, com o retorno das aulas presenciais, e, por fim, a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Como desenvolver um trabalho eficiente, com tantos desafios? Para registrar essas dificuldades, foi realizada a amostragem concreta com alunos da rede para sondar em que níveis estruturais da linguagem escrita se encontravam, de acordo com as escritoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, através da obra A Psicogênese da Língua Escrita (1984). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, haja vista partir do proposto pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as normativas do Ministério da Educação, para as práticas educativas durante o período pandêmico.
Abstract: This article presents the scenario of literacy of school children in the period of the Pandemic of COVID-19, in the municipality of Trindade-GO, with this exposes the guidelines and regulations that guided teaching in this period, the difficulties encountered by teachers and teachers in the classroom when receiving students, with the return of classroom classes, and reflection on the learning teaching process. How to develop an efficient work with so many challenges? To record these difficulties, a concrete sampling was carried out with students from the network to probe at what structural levels of written language were, according to the writers Emília Ferreiro and Ana Teberosky, through their work The Psychogenesis of the whritten Language.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Pandemia
Desafios
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: Pós-graduação em Educação e Trabalho Docente
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176
Issue Date: 18-Nov-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Ana Paula Ferreira.pdfmon_especialização_Ana Ferreira799,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.