Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Geraldo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818556626306860pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ruth Aparecida Viana da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4599417245230548pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Kesi Line de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035948460841133pt_BR
dc.creatorFerreira, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9669221861381149pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T11:25:04Z-
dc.date.available2022-12-05-
dc.date.available2022-12-06T11:25:04Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.doiPós-graduação em Educação e Trabalho Docentept_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176-
dc.description.abstractThis article presents the scenario of literacy of school children in the period of the Pandemic of COVID-19, in the municipality of Trindade-GO, with this exposes the guidelines and regulations that guided teaching in this period, the difficulties encountered by teachers and teachers in the classroom when receiving students, with the return of classroom classes, and reflection on the learning teaching process. How to develop an efficient work with so many challenges? To record these difficulties, a concrete sampling was carried out with students from the network to probe at what structural levels of written language were, according to the writers Emília Ferreiro and Ana Teberosky, through their work The Psychogenesis of the whritten Language.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta o cenário da alfabetização de crianças em idade escolar no período da Pandemia da COVID-19, no Município de Trindade-GO. Com isso, expõe as diretrizes e normativas que guiaram o ensino nesse período, as dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula ao receberem os alunos, com o retorno das aulas presenciais, e, por fim, a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Como desenvolver um trabalho eficiente, com tantos desafios? Para registrar essas dificuldades, foi realizada a amostragem concreta com alunos da rede para sondar em que níveis estruturais da linguagem escrita se encontravam, de acordo com as escritoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, através da obra A Psicogênese da Língua Escrita (1984). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, haja vista partir do proposto pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as normativas do Ministério da Educação, para as práticas educativas durante o período pandêmico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Ferreira (ana.paula4@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-06T00:37:11Z No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-06T10:58:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T11:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5) Previous issue date: 2022-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019. Política Nacional de Alfabetização PNA 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/. Acesso em: 23 mai. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. DUARTE, J. D.; SILVA, A. P. de P. LETRAMENTO DIGITAL: ASPECTOS SOCIAIS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS - RESENHA. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. DOI: 10.30681/relva.v3i1.1468. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1468. Acesso em: 13 out. 2022. FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 21 ed. - São Paulo: Cortez, 2015. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) 24. ed. atualizada - São Paulo: Cortez, 2001. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/go_curriculo_goias.pdf. Acesso em: 13 out. 2022. GOIÁS. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Resolução CEE/CP N. 15, de 10 de agosto de 2020. http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2020/08/11/15_34_22_3_Resoluc%CC%A7a%CC%83o_CEE_CP_15_2020__REANP_19_12.pdf Acesso em 13 out. 2022. GOIÁS. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Decreto N° 9.633, de 13 de março de 2020. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/noticias/9033-legisla%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-coronav%C3%ADrus-covid-19.html Acesso em 23 mai. 2022. PIAGET, J. L´equilibration des structures cognitives. Paris: PUF, 1975. [Tradução para o português: A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.] SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1. Ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE TRINDADE, REFLEXÕES E DESAFIOSpt_BR
dc.title.alternativeALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Ana Paula Ferreira.pdfmon_especialização_Ana Ferreira799,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.