Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Geraldo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4818556626306860 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Ruth Aparecida Viana da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0363817850361115 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4599417245230548 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Kesi Line de Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5035948460841133 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Ana Paula | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9669221861381149 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T11:25:04Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05 | - |
dc.date.available | 2022-12-06T11:25:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.doi | Pós-graduação em Educação e Trabalho Docente | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3176 | - |
dc.description.abstract | This article presents the scenario of literacy of school children in the period of the Pandemic of COVID-19, in the municipality of Trindade-GO, with this exposes the guidelines and regulations that guided teaching in this period, the difficulties encountered by teachers and teachers in the classroom when receiving students, with the return of classroom classes, and reflection on the learning teaching process. How to develop an efficient work with so many challenges? To record these difficulties, a concrete sampling was carried out with students from the network to probe at what structural levels of written language were, according to the writers Emília Ferreiro and Ana Teberosky, through their work The Psychogenesis of the whritten Language. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta o cenário da alfabetização de crianças em idade escolar no período da Pandemia da COVID-19, no Município de Trindade-GO. Com isso, expõe as diretrizes e normativas que guiaram o ensino nesse período, as dificuldades encontradas pelos professores em sala de aula ao receberem os alunos, com o retorno das aulas presenciais, e, por fim, a reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Como desenvolver um trabalho eficiente, com tantos desafios? Para registrar essas dificuldades, foi realizada a amostragem concreta com alunos da rede para sondar em que níveis estruturais da linguagem escrita se encontravam, de acordo com as escritoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, através da obra A Psicogênese da Língua Escrita (1984). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, haja vista partir do proposto pela Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as normativas do Ministério da Educação, para as práticas educativas durante o período pandêmico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Ferreira (ana.paula4@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-06T00:37:11Z No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-06T10:58:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-06T11:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Pós Alfabetização - para o repositório (1).pdf: 819092 bytes, checksum: cca2efb476afea63889f0fcddeeaf8a5 (MD5) Previous issue date: 2022-11-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Trindade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 9.765 de 11 de abril de 2019. Política Nacional de Alfabetização PNA 2019. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/. Acesso em: 23 mai. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. DUARTE, J. D.; SILVA, A. P. de P. LETRAMENTO DIGITAL: ASPECTOS SOCIAIS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS - RESENHA. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 3, n. 1, 2016. DOI: 10.30681/relva.v3i1.1468. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1468. Acesso em: 13 out. 2022. FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 21 ed. - São Paulo: Cortez, 2015. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) 24. ed. atualizada - São Paulo: Cortez, 2001. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/go_curriculo_goias.pdf. Acesso em: 13 out. 2022. GOIÁS. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Resolução CEE/CP N. 15, de 10 de agosto de 2020. http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2020/08/11/15_34_22_3_Resoluc%CC%A7a%CC%83o_CEE_CP_15_2020__REANP_19_12.pdf Acesso em 13 out. 2022. GOIÁS. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Decreto N° 9.633, de 13 de março de 2020. Disponível em: https://www.casacivil.go.gov.br/noticias/9033-legisla%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-coronav%C3%ADrus-covid-19.html Acesso em 23 mai. 2022. PIAGET, J. L´equilibration des structures cognitives. Paris: PUF, 1975. [Tradução para o português: A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.] SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1. Ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA NA REDE MUNICIPAL DE TRINDADE, REFLEXÕES E DESAFIOS | pt_BR |
dc.title.alternative | ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação e Trabalho Docente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_Ana Paula Ferreira.pdf | mon_especialização_Ana Ferreira | 799,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.