Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3120
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GESTÃO ESCOLAR: ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO
metadata.dc.creator: Santos, Luciana
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Olímpia
metadata.dc.contributor.advisor2: Martins, Lucimar
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bueno, Kênia
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Bueno, Kênia
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Lucimar
metadata.dc.contributor.referee2: Bueno, Kênia
metadata.dc.description.resumo: Este presente artigo trata-se da relevância de uma gestão escolar como espaço de participação. Nesse modelo de gestão, o papel do diretor passa de detentor exclusivo nas tomadas de decisões significativas do sistema educacional da instituição, para assumir o papel de liderança, ou seja, articulador entre todos os membros e setores da Unidade Escolar. Pretende-se atender aos princípios norteadores de uma gestão democrática, valorizando a cooperatividade, o respeito e a diversidade características da gestão participativa. Diante disso, esta pesquisa traz como objetivo análise dos processos democráticos, descoberta dos aspectos e procedimentos que viabilizam o processo participativo. Ressalta-se a importância da Unidade Escolar, na formação dos indivíduos e seu desenvolvimento e ação no meio em que vive. A investigação teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio do qual, entendemos a função do diretor, em promover a articulação entre todos os âmbitos educacionais, e a comunidade, bem como estimular a participação, e ainda lhe cabe a divisão de responsabilidades na tomada de decisões, além de estimular ações que definam o foco da instituição.
Abstract: This article deals with the relevance of school management as a space for participation. In this management model, the director´s role changes from being the exclusive holder of significant decision-making in the istituon´s educacional system,to assuming the role ok leadership, what is, articulating between all members and sectors of the School Unit. It is intended to meet the guinding principles of democratic management, valuing cooperativeness, respect and diversity characteristic of participatory management. Therefore, this research aims to analyze democratic processes, discover the aspects and procedures that make the participatory process viable. The importance of the School Unit is highlighted in the formation of individuals and their development and action in the environment in which they live. The investigation had as methodology the bibliographic research, through which, we educational spheres, and the community, as well as stimulating participation, and it is still up to him to divide responsibilities in taking decisions, in addition to stimulating actions that define the focus of the institution. Keywords: Participatory Management.Leadership.Cooperativity.
Keywords: Gestão Participativa
Liderança
Cooperatividade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3120
Issue Date: 3-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_Luciana Ferreira dos Santos.pdf6,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.