Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Olímpia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625281797706474pt_BR
dc.contributor.advisor2Martins, Lucimar-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304771526927482pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bueno, Kênia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2332700119181200pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Bueno, Kênia-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2332700119181200pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Lucimar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304771526927482pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Kênia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2332700119181200pt_BR
dc.creatorSantos, Luciana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4241497946494032pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T14:13:14Z-
dc.date.available2022-11-24-
dc.date.available2022-11-25T14:13:14Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3120-
dc.description.abstractThis article deals with the relevance of school management as a space for participation. In this management model, the director´s role changes from being the exclusive holder of significant decision-making in the istituon´s educacional system,to assuming the role ok leadership, what is, articulating between all members and sectors of the School Unit. It is intended to meet the guinding principles of democratic management, valuing cooperativeness, respect and diversity characteristic of participatory management. Therefore, this research aims to analyze democratic processes, discover the aspects and procedures that make the participatory process viable. The importance of the School Unit is highlighted in the formation of individuals and their development and action in the environment in which they live. The investigation had as methodology the bibliographic research, through which, we educational spheres, and the community, as well as stimulating participation, and it is still up to him to divide responsibilities in taking decisions, in addition to stimulating actions that define the focus of the institution. Keywords: Participatory Management.Leadership.Cooperativity.pt_BR
dc.description.resumoEste presente artigo trata-se da relevância de uma gestão escolar como espaço de participação. Nesse modelo de gestão, o papel do diretor passa de detentor exclusivo nas tomadas de decisões significativas do sistema educacional da instituição, para assumir o papel de liderança, ou seja, articulador entre todos os membros e setores da Unidade Escolar. Pretende-se atender aos princípios norteadores de uma gestão democrática, valorizando a cooperatividade, o respeito e a diversidade características da gestão participativa. Diante disso, esta pesquisa traz como objetivo análise dos processos democráticos, descoberta dos aspectos e procedimentos que viabilizam o processo participativo. Ressalta-se a importância da Unidade Escolar, na formação dos indivíduos e seu desenvolvimento e ação no meio em que vive. A investigação teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio do qual, entendemos a função do diretor, em promover a articulação entre todos os âmbitos educacionais, e a comunidade, bem como estimular a participação, e ainda lhe cabe a divisão de responsabilidades na tomada de decisões, além de estimular ações que definam o foco da instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira dos Santos (luciana.ferreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T20:58:44Z No. of bitstreams: 1 artigo-luciana ferreira dos santos.pdf: 6650069 bytes, checksum: 163cce945d5479ed8cd6b31dbda7c550 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T14:11:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo-luciana ferreira dos santos.pdf: 6650069 bytes, checksum: 163cce945d5479ed8cd6b31dbda7c550 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T14:12:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo-luciana ferreira dos santos.pdf: 6650069 bytes, checksum: 163cce945d5479ed8cd6b31dbda7c550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo-luciana ferreira dos santos.pdf: 6650069 bytes, checksum: 163cce945d5479ed8cd6b31dbda7c550 (MD5) Previous issue date: 2022-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Participativapt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCooperatividadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGESTÃO ESCOLAR: ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Luciana Ferreira dos Santos.pdf6,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.