Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3111
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A LITERATURA INDÍGENA INFANTO-JUVENIL DE DANIEL MUNDURUKU
metadata.dc.creator: Silva, Bruno Henrique de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Ruth Aparecida Viana da
metadata.dc.description.resumo: A Educação do Campo é construída a partir da identidade e da diversidade cultural de seus sujeitos. A diversidade cultural brasileira pode ser representada através da literatura ameríndia. Neste sentido, os indígenas são, hoje, os povos mais preparados para o diálogo intercultural. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar o repertório literário do autor indígena Daniel Munduruku, como pressuposto para promoção de uma prática pedagógica coerente com a realidade campesina, trazendo para a Educação do Campo, um currículo escolar que atenda as demandas, os interesses e as necessidades do campo e de seus povos. Em termos metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa de caráter documental-bibliográfica, no intuito de construir referenciais que auxiliem na análise da atual situação da Escola do Campo, bem como seus desafios e possibilidades em promover uma educação significativa aos sujeitos do campo. Como conclusão, pensamos que a narrativa de Daniel Munduruku contempla o cotidiano do aluno campesino. Trazer este repertório literário para dentro da escola camponesa faz com que o aluno se sinta representado, como também crie um espírito crítico de preservação e conservação acerca do ambiente em que vive. E este diálogo intercultural, por meio da literatura indígena, estimula o aluno camponês a exercer plenamente sua cidadania, pois ele precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente. Assim, o contato com a literatura indígena pode capacitar este público a ler outras modalidades discursivas, inclusive, contribuir na formação de docentes que atuam na Educação do Campo.
Abstract: The Rural Education is built from the identity and cultural diversity of its subjects. Brazilian cultural diversity can be represented through Amerindian literature. In this sense, indigenous people are, today, the people most prepared for intercultural dialogue. Thus, this study aims to use the literary repertoire of the indigenous author Daniel Munduruku, as an assumption for the promotion of a pedagogical practice consistent with the peasant reality, bringing to the field education, a school curriculum that meets the demands, interests, and needs of the field and its people. In methodological terms, it is anchored in the qualitative approach, being documentalbibliographical research, aiming to build references that help in the analysis of the current situation of the Rural School, as well as its challenges and possibilities to promote a meaningful education to rural people. As a conclusion, we think that Daniel Munduruku's narrative contemplates the daily life of the rural student. Bringing this literary repertoire into the peasant school makes the student feel represented, and also creates a critical spirit of preservation and conservation about the environment in which he lives. And this intercultural dialogue, through indigenous literature, stimulates peasant students to fully exercise their citizenship, since they need to take possession of literary language, become literate in it, and become competent users. Thus, contact with indigenous literature can enable this public to read other discursive modalities, including contributing to the training of teachers who work in Rural Education.
Keywords: Educação do Campo
Interculturalidade
Literatura Indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Trindade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3111
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Bruno Henrique de Oliveira Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.