Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ruth Aparecida Viana da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363817850361115pt_BR
dc.creatorSilva, Bruno Henrique de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252187000704444pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T13:56:18Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2022-11-24T13:56:18Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3111-
dc.description.abstractThe Rural Education is built from the identity and cultural diversity of its subjects. Brazilian cultural diversity can be represented through Amerindian literature. In this sense, indigenous people are, today, the people most prepared for intercultural dialogue. Thus, this study aims to use the literary repertoire of the indigenous author Daniel Munduruku, as an assumption for the promotion of a pedagogical practice consistent with the peasant reality, bringing to the field education, a school curriculum that meets the demands, interests, and needs of the field and its people. In methodological terms, it is anchored in the qualitative approach, being documentalbibliographical research, aiming to build references that help in the analysis of the current situation of the Rural School, as well as its challenges and possibilities to promote a meaningful education to rural people. As a conclusion, we think that Daniel Munduruku's narrative contemplates the daily life of the rural student. Bringing this literary repertoire into the peasant school makes the student feel represented, and also creates a critical spirit of preservation and conservation about the environment in which he lives. And this intercultural dialogue, through indigenous literature, stimulates peasant students to fully exercise their citizenship, since they need to take possession of literary language, become literate in it, and become competent users. Thus, contact with indigenous literature can enable this public to read other discursive modalities, including contributing to the training of teachers who work in Rural Education.pt_BR
dc.description.resumoA Educação do Campo é construída a partir da identidade e da diversidade cultural de seus sujeitos. A diversidade cultural brasileira pode ser representada através da literatura ameríndia. Neste sentido, os indígenas são, hoje, os povos mais preparados para o diálogo intercultural. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar o repertório literário do autor indígena Daniel Munduruku, como pressuposto para promoção de uma prática pedagógica coerente com a realidade campesina, trazendo para a Educação do Campo, um currículo escolar que atenda as demandas, os interesses e as necessidades do campo e de seus povos. Em termos metodológicos, ancora-se na abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa de caráter documental-bibliográfica, no intuito de construir referenciais que auxiliem na análise da atual situação da Escola do Campo, bem como seus desafios e possibilidades em promover uma educação significativa aos sujeitos do campo. Como conclusão, pensamos que a narrativa de Daniel Munduruku contempla o cotidiano do aluno campesino. Trazer este repertório literário para dentro da escola camponesa faz com que o aluno se sinta representado, como também crie um espírito crítico de preservação e conservação acerca do ambiente em que vive. E este diálogo intercultural, por meio da literatura indígena, estimula o aluno camponês a exercer plenamente sua cidadania, pois ele precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente. Assim, o contato com a literatura indígena pode capacitar este público a ler outras modalidades discursivas, inclusive, contribuir na formação de docentes que atuam na Educação do Campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Henrique de Oliveira Silva (2021208301930080@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T01:52:09Z No. of bitstreams: 1 Bruno Henrique de Oliveira Silva - Artigo para o Repositório.pdf: 1059949 bytes, checksum: 78b92ddcddb4b642dfac38681bb32080 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T13:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bruno Henrique de Oliveira Silva - Artigo para o Repositório.pdf: 1059949 bytes, checksum: 78b92ddcddb4b642dfac38681bb32080 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-24T13:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Henrique de Oliveira Silva - Artigo para o Repositório.pdf: 1059949 bytes, checksum: 78b92ddcddb4b642dfac38681bb32080 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Trindadept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectLiteratura Indígenapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleUM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A LITERATURA INDÍGENA INFANTO-JUVENIL DE DANIEL MUNDURUKUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Bruno Henrique de Oliveira Silva.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.