Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3106
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de química: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Impact of Remote Teaching During the Pandemic Period on Chemistry Learning: A Sys-tematic Review
Autor(es): Moreira , Nikaele Sousa
Primeiro Orientador: Silva, Ilmo Correia
Primeiro Coorientador: Faria Filho, Fausto de Melo
Primeiro Membro da Banca: Santos, Maria Lícia dos
Segundo Membro da Banca: Oliveira , Renata Rolins da Silva Oliveira
Resumo: Com intuito verificar os impactos da inserção do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de química, este trabalho foi realizado nos moldes de uma revisão sistemática nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SciELO, utilizando como descritores "ensino química” “ensino remoto”, e “pandemia”, no período de março de 2020 a setembro de 2022. Foram selecionados nove artigos científicos de periódicos revisados por pares, de acesso aberto e na língua portuguesa. Por meio da leitura e análises dos trabalhos, constatamos que o ensino de química de forma remota no período pandêmico representou um desafio para os professores e alunos, que tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, podemos pontuar aspectos positivos, como a oportunidade de proporcionar uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, e negativos como a falta de conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos sobre os recursos digitais em prol da educação. Portanto, o ensino remoto e as tecnologias podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, porém deve ser feito com planejamento e domínio da tecnologia para que o ensino seja efetivo.
Abstract: With the aim of verifying the impacts of the insertion of remote teaching during the COVID-19 pandemic period on the teaching and learning of Chemistry, this work was carried out along the lines of a systematic review in the Portal of periodicals databases of the Coordina-tion of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and SciELO, using "chemistry teaching" "remote teaching" and "pandemic" as descriptors, from March 2020 to September 2022. Nine scientific articles from peer-reviewed journals were selected by peers, with open access, and in Portuguese. Through the reading and analysis of the works, we found that teaching chemistry remotely during the pandemic period represented a challenge for teachers and students, who had to adapt to the new reality of teaching and learning. In this sense, we can point out positive aspects, such as the opportunity to provide learning dynamically and interactively, and negative aspects, such as the lack of knowledge of both teachers and stu-dents about digital resources for education. Therefore, remote teaching and technologies can contribute to the teaching-learning of students, but it must be done with planning and mastery of technology for teaching to be effective.
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino remoto
Período pandêmico
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3106
Data do documento: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Nikaele Sousa Moreira.pdf293,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Ata de defesa_Nikaele Sousa Moreira.pdf267,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Nikaele Sousa Moreira.pdf338,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.