Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ilmo Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Faria Filho, Fausto de Melo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.referee2Oliveira , Renata Rolins da Silva Oliveira-
dc.creatorMoreira , Nikaele Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1293350775246475pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T11:14:13Z-
dc.date.available2024-11-30-
dc.date.available2022-11-24T11:14:13Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3106-
dc.description.abstractWith the aim of verifying the impacts of the insertion of remote teaching during the COVID-19 pandemic period on the teaching and learning of Chemistry, this work was carried out along the lines of a systematic review in the Portal of periodicals databases of the Coordina-tion of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and SciELO, using "chemistry teaching" "remote teaching" and "pandemic" as descriptors, from March 2020 to September 2022. Nine scientific articles from peer-reviewed journals were selected by peers, with open access, and in Portuguese. Through the reading and analysis of the works, we found that teaching chemistry remotely during the pandemic period represented a challenge for teachers and students, who had to adapt to the new reality of teaching and learning. In this sense, we can point out positive aspects, such as the opportunity to provide learning dynamically and interactively, and negative aspects, such as the lack of knowledge of both teachers and stu-dents about digital resources for education. Therefore, remote teaching and technologies can contribute to the teaching-learning of students, but it must be done with planning and mastery of technology for teaching to be effective.pt_BR
dc.description.resumoCom intuito verificar os impactos da inserção do ensino remoto durante o período de pandemia da COVID-19 no ensino e aprendizagem de química, este trabalho foi realizado nos moldes de uma revisão sistemática nas bases de dados Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SciELO, utilizando como descritores "ensino química” “ensino remoto”, e “pandemia”, no período de março de 2020 a setembro de 2022. Foram selecionados nove artigos científicos de periódicos revisados por pares, de acesso aberto e na língua portuguesa. Por meio da leitura e análises dos trabalhos, constatamos que o ensino de química de forma remota no período pandêmico representou um desafio para os professores e alunos, que tiveram que se adaptar à nova realidade de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, podemos pontuar aspectos positivos, como a oportunidade de proporcionar uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, e negativos como a falta de conhecimento tanto dos professores quanto dos alunos sobre os recursos digitais em prol da educação. Portanto, o ensino remoto e as tecnologias podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos, porém deve ser feito com planejamento e domínio da tecnologia para que o ensino seja efetivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nikaele Sousa Moreira (nikaele.moreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T18:36:18Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 300647 bytes, checksum: d10b288594269784a3419a520e6888b7 (MD5) Ata de defesa_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 273656 bytes, checksum: 9e4b310a80406cc38bf430336f7c9fd0 (MD5) TCAE_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 346205 bytes, checksum: 60aa0f2a9f7b0aa445d25c69c799ad64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T10:18:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 300647 bytes, checksum: d10b288594269784a3419a520e6888b7 (MD5) Ata de defesa_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 273656 bytes, checksum: 9e4b310a80406cc38bf430336f7c9fd0 (MD5) TCAE_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 346205 bytes, checksum: 60aa0f2a9f7b0aa445d25c69c799ad64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-24T11:14:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 300647 bytes, checksum: d10b288594269784a3419a520e6888b7 (MD5) Ata de defesa_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 273656 bytes, checksum: 9e4b310a80406cc38bf430336f7c9fd0 (MD5) TCAE_Nikaele Sousa Moreira.pdf: 346205 bytes, checksum: 60aa0f2a9f7b0aa445d25c69c799ad64 (MD5) Previous issue date: 2022-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPeríodo pandêmicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleImpacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de química: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeImpact of Remote Teaching During the Pandemic Period on Chemistry Learning: A Sys-tematic Reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Nikaele Sousa Moreira.pdf293,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Ata de defesa_Nikaele Sousa Moreira.pdf267,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Nikaele Sousa Moreira.pdf338,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.