Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3096
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: OS DESAFIOS DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ATÉ A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO 21: BREVE REVISÃO
metadata.dc.creator: Araújo, Luciane Derizéria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Calixto Junior de
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Josiane Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Calixto Junior de
metadata.dc.description.resumo: Numa sociedade cada vez mais complexa, o educador é desafiado a desenvolver novas habilidades para exercer a docência e melhor responder às atuais exigências da sociedade. Nesse contexto, apontam-se as evidências que o papel da formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para significativas mudanças, as quais exigem ação para o contexto social, cultural e tecnológico nas proposições do ensino. Assim sendo, indaga-se: quais os desafios encontrados pelos professores desde a sua formação inicial até a sua atuação na educação infantil e o que é indispensável na matriz curricular dessa formação para que os futuros docentes consigam lidar com as demandas da profissão? Portanto, o presente artigo está fundamentado nas questões sobre a formação de professores no atendimento da educação infantil na escola contemporânea. Busca-se contribuir com as discussões acerca das possibilidades de bases teóricas a serem compreendidas e adotadas e pontuar alguns desafios encontrados no exercício da docência, alertando para a necessidade dos cursos de formação contemplarem todos os temas que favoreçam a qualificação dos professores. O procedimento metodológico adotado caminha pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. A principal indicação foi que os cursos de formação de professores contemplem os saberes e conhecimentos, as competências e posturas que capacitem o futuro educador a analisar e refletir a sua prática, a criar estratégias para lidar com as situações surgidas na sua atuação e a valorizar a necessidade de uma permanente atualização. Neste estudo, a aprendizagem significativa foi apontada como algo primordial na práxis do educador da educação infantil.
Abstract: In an increasingly complex society, the educator is challenged to develop new skills to practice teaching and better respond to the current demands of society. In this context, there is evidence that the role of teacher training in the knowledge society must lead to significant changes, which require action for the social, cultural and technological context in teaching propositions. Therefore, the question is: what are the challenges faced by teachers from their initial training to their work in early childhood education and what is essential in the curricular matrix of this training so that future teachers can deal with the demands of the profession? Therefore, this article is based on questions about teacher training in the care of early childhood education in contemporary schools. It seeks to contribute to the discussions about the possibilities of theoretical bases to be understood and adopted and to point out some challenges encountered in the teaching practice, alerting to the need for training courses to contemplate all themes that favor the qualification of teachers. The methodological procedure adopted follows the qualitative approach of a bibliographic nature. The main indication was that the teacher training courses contemplate the knowledge and knowledge, the skills and attitudes that enable the future educator to analyze and reflect on their practice, to create strategies to deal with the situations that arise in their work and to value the need for constant updating. In this study, meaningful learning was identified as something essential in the praxis of the early childhood educator.
Keywords: Desafios
Discussões
Atualização
Aprendizagem significativa
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3096
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Luciane Derizéria.pdf184,02 kBAdobe PDFView/Open
tcae_ Luciane Derizéria.pdf416,03 kBAdobe PDFView/Open
tcc_tcae_ Luciane Derizéria.pdf183,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.