Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4714846336997997pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Calixto Junior de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Josiane Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692954911467875pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Calixto Junior de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.creatorAraújo, Luciane Derizéria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812274545898073pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T11:00:44Z-
dc.date.available2022-08-18-
dc.date.available2022-11-23T11:00:44Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3096-
dc.description.abstractIn an increasingly complex society, the educator is challenged to develop new skills to practice teaching and better respond to the current demands of society. In this context, there is evidence that the role of teacher training in the knowledge society must lead to significant changes, which require action for the social, cultural and technological context in teaching propositions. Therefore, the question is: what are the challenges faced by teachers from their initial training to their work in early childhood education and what is essential in the curricular matrix of this training so that future teachers can deal with the demands of the profession? Therefore, this article is based on questions about teacher training in the care of early childhood education in contemporary schools. It seeks to contribute to the discussions about the possibilities of theoretical bases to be understood and adopted and to point out some challenges encountered in the teaching practice, alerting to the need for training courses to contemplate all themes that favor the qualification of teachers. The methodological procedure adopted follows the qualitative approach of a bibliographic nature. The main indication was that the teacher training courses contemplate the knowledge and knowledge, the skills and attitudes that enable the future educator to analyze and reflect on their practice, to create strategies to deal with the situations that arise in their work and to value the need for constant updating. In this study, meaningful learning was identified as something essential in the praxis of the early childhood educator.pt_BR
dc.description.resumoNuma sociedade cada vez mais complexa, o educador é desafiado a desenvolver novas habilidades para exercer a docência e melhor responder às atuais exigências da sociedade. Nesse contexto, apontam-se as evidências que o papel da formação de professores na sociedade do conhecimento, deve encaminhar-se para significativas mudanças, as quais exigem ação para o contexto social, cultural e tecnológico nas proposições do ensino. Assim sendo, indaga-se: quais os desafios encontrados pelos professores desde a sua formação inicial até a sua atuação na educação infantil e o que é indispensável na matriz curricular dessa formação para que os futuros docentes consigam lidar com as demandas da profissão? Portanto, o presente artigo está fundamentado nas questões sobre a formação de professores no atendimento da educação infantil na escola contemporânea. Busca-se contribuir com as discussões acerca das possibilidades de bases teóricas a serem compreendidas e adotadas e pontuar alguns desafios encontrados no exercício da docência, alertando para a necessidade dos cursos de formação contemplarem todos os temas que favoreçam a qualificação dos professores. O procedimento metodológico adotado caminha pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. A principal indicação foi que os cursos de formação de professores contemplem os saberes e conhecimentos, as competências e posturas que capacitem o futuro educador a analisar e refletir a sua prática, a criar estratégias para lidar com as situações surgidas na sua atuação e a valorizar a necessidade de uma permanente atualização. Neste estudo, a aprendizagem significativa foi apontada como algo primordial na práxis do educador da educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciane Derizéria de Araújo (2019202302360210@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T02:57:43Z No. of bitstreams: 4 ATA DE DEFESA _ Luciane Derizéria.pdf: 188434 bytes, checksum: fd109d4a5c0318a5d11578edff55c79b (MD5) TCAE_ Luciane Derizéria.pdf: 426017 bytes, checksum: a905a6f50a0516838488af4199b87a9d (MD5) Ficha Catalográfica_Luciane Derizéria.pdf: 2388 bytes, checksum: 21b395a78007ee3eb7036138b343a064 (MD5) ARTIGO_ LUCIANE DERIZÉRIA.pdf: 187960 bytes, checksum: 968cffa390d6d813106c4c8fe94ec6dd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T10:45:13Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ATA DE DEFESA _ Luciane Derizéria.pdf: 188434 bytes, checksum: fd109d4a5c0318a5d11578edff55c79b (MD5) TCAE_ Luciane Derizéria.pdf: 426017 bytes, checksum: a905a6f50a0516838488af4199b87a9d (MD5) Ficha Catalográfica_Luciane Derizéria.pdf: 2388 bytes, checksum: 21b395a78007ee3eb7036138b343a064 (MD5) ARTIGO_ LUCIANE DERIZÉRIA.pdf: 187960 bytes, checksum: 968cffa390d6d813106c4c8fe94ec6dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T11:00:44Z (GMT). No. of bitstreams: 4 ATA DE DEFESA _ Luciane Derizéria.pdf: 188434 bytes, checksum: fd109d4a5c0318a5d11578edff55c79b (MD5) TCAE_ Luciane Derizéria.pdf: 426017 bytes, checksum: a905a6f50a0516838488af4199b87a9d (MD5) Ficha Catalográfica_Luciane Derizéria.pdf: 2388 bytes, checksum: 21b395a78007ee3eb7036138b343a064 (MD5) ARTIGO_ LUCIANE DERIZÉRIA.pdf: 187960 bytes, checksum: 968cffa390d6d813106c4c8fe94ec6dd (MD5) Previous issue date: 2021-03-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesCERVO, A. L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Prentice hall, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2020. GATTI, Bernadete. As Nossas Faculdades não sabem formar professores. Disponível em:https://epoca.globo.com/educacao/noticia/2016/11/bernardete-gatti-nossas-faculdades-não-sabem-formar-professores.html. IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011. L’ECUYER, Catherine. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação. São Paulo: Edições Fotos Sapientiae, 2015. MENDONÇA, Zilda Gonçalves de Carvalho. Formação de professores: uma releitura do processo formador. Ciclo Revista, v. 3, nº 1, 2018. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. OLIVEIRA, Carlos Sérgio de; NASCIMENTO, Péricles Antônio de Souza; MENDONÇA, Zilda Gonçalves de Carvalho. Práticas Educativas e professores capacitados. In: KOCHHANN, Andréa (org.). Formação docente e trabalho pedagógico: debates fecundos. Goiânia: Scotti, p. 139-150, 2020. PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Os professores, seu saber e seu fazer: Elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Curitiba: APPRIS, 2017. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2009. SANTOS, Júlio Cesar Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectDiscussõespt_BR
dc.subjectAtualizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ATÉ A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SÉCULO 21: BREVE REVISÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Luciane Derizéria.pdf184,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_ Luciane Derizéria.pdf416,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_tcae_ Luciane Derizéria.pdf183,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.