Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19
metadata.dc.creator: Madureira, Maria de Fátima Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.advisor2: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Rogério da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar o ensino da Matemática nas escolas no primeiro ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico, apresentando como problemática a seguinte questão: Quais os desafios e possibilidades encontrados no processo de ensino e aprendizagem da matemática durante a Pandemia do Covid-19? Levando em consideração que nesse período as escolas tiveram suspensas as atividades presenciais. Assim, os professores, não só do ensino de Matemática, mas também de outras disciplinas, tiveram de adaptar-se e reinventar- se profissionalmente para que as aulas realizadas as distâncias continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados, utilizando diversos recursos quando acessíveis, para tentar sanar um pouco os prejuízos causados, porém não deixando de ressaltar a importância e a qualidade das aulas presenciais. O presente artigo, trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo, embasado em estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação que apontam direcionamentos acerca dos processos de ensino na modalidade remota nos espaços educacionais. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades que os alunos e professores visivelmente percetíveis, tiveram que superar para que o processo de ensino e aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos, durante o período de isolamento social. Diante disso torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto.
Abstract: The present research work aimed to analyze the teaching of mathematics in schools in the first year of elementary school during the pandemic period, presenting as problematic the following question: What are the challenges and possibilities found in the process of teaching and learning mathematics during the Pandemic of Covid-19? Taking into account that in this period the schools had suspended face-to-face activities. Thus, teachers, not only teaching mathematics, but also other subjects, had to adapt and reinvent themselves professionally so that the classes held the distances continued and the students remained attentive, interested and motivated, using various resources when accessible, to try to re-create some the damage caused, but not failing to highlight the importance and quality of the classroom classes. This article is a descriptive exploratory study, based on studies developed by education researchers that point directions about teaching processes in the remote modality in educational spaces. The interest in developing the research work arose due to the difficulties that students and teachers visibly perceptible, had to overcome so that the teaching and learning process occurred without much damage, during the period of social isolation. In view of this, further study on the subject is necessary.
Keywords: Prejuízos
Covid-19
Ensino Fundamental
Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091
Issue Date: 3-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de defesa_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf285,21 kBAdobe PDFView/Open
TCAE_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf300,79 kBAdobe PDFView/Open
TCC_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf208,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.