Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19
Autor(es): Madureira, Maria de Fátima Alves
Primeiro Orientador: Xavier, Priscila Branquinho
Segundo Orientador: Cunha, André Luiz Araújo
Primeiro Membro da Banca: Cunha, André Luiz Araújo
Segundo Membro da Banca: Cavalcante, Rogério da Silva
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar o ensino da Matemática nas escolas no primeiro ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico, apresentando como problemática a seguinte questão: Quais os desafios e possibilidades encontrados no processo de ensino e aprendizagem da matemática durante a Pandemia do Covid-19? Levando em consideração que nesse período as escolas tiveram suspensas as atividades presenciais. Assim, os professores, não só do ensino de Matemática, mas também de outras disciplinas, tiveram de adaptar-se e reinventar- se profissionalmente para que as aulas realizadas as distâncias continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados, utilizando diversos recursos quando acessíveis, para tentar sanar um pouco os prejuízos causados, porém não deixando de ressaltar a importância e a qualidade das aulas presenciais. O presente artigo, trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo, embasado em estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação que apontam direcionamentos acerca dos processos de ensino na modalidade remota nos espaços educacionais. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades que os alunos e professores visivelmente percetíveis, tiveram que superar para que o processo de ensino e aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos, durante o período de isolamento social. Diante disso torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto.
Abstract: The present research work aimed to analyze the teaching of mathematics in schools in the first year of elementary school during the pandemic period, presenting as problematic the following question: What are the challenges and possibilities found in the process of teaching and learning mathematics during the Pandemic of Covid-19? Taking into account that in this period the schools had suspended face-to-face activities. Thus, teachers, not only teaching mathematics, but also other subjects, had to adapt and reinvent themselves professionally so that the classes held the distances continued and the students remained attentive, interested and motivated, using various resources when accessible, to try to re-create some the damage caused, but not failing to highlight the importance and quality of the classroom classes. This article is a descriptive exploratory study, based on studies developed by education researchers that point directions about teaching processes in the remote modality in educational spaces. The interest in developing the research work arose due to the difficulties that students and teachers visibly perceptible, had to overcome so that the teaching and learning process occurred without much damage, during the period of social isolation. In view of this, further study on the subject is necessary.
Palavras-chave: Prejuízos
Covid-19
Ensino Fundamental
Matemática
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091
Data do documento: 3-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf285,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf300,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf208,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.