Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.advisor2Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Rogério da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371429494829486pt_BR
dc.creatorMadureira, Maria de Fátima Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957641781885611pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T10:06:21Z-
dc.date.available2022-11-25-
dc.date.available2022-11-23T10:06:21Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3091-
dc.description.abstractThe present research work aimed to analyze the teaching of mathematics in schools in the first year of elementary school during the pandemic period, presenting as problematic the following question: What are the challenges and possibilities found in the process of teaching and learning mathematics during the Pandemic of Covid-19? Taking into account that in this period the schools had suspended face-to-face activities. Thus, teachers, not only teaching mathematics, but also other subjects, had to adapt and reinvent themselves professionally so that the classes held the distances continued and the students remained attentive, interested and motivated, using various resources when accessible, to try to re-create some the damage caused, but not failing to highlight the importance and quality of the classroom classes. This article is a descriptive exploratory study, based on studies developed by education researchers that point directions about teaching processes in the remote modality in educational spaces. The interest in developing the research work arose due to the difficulties that students and teachers visibly perceptible, had to overcome so that the teaching and learning process occurred without much damage, during the period of social isolation. In view of this, further study on the subject is necessary.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar o ensino da Matemática nas escolas no primeiro ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico, apresentando como problemática a seguinte questão: Quais os desafios e possibilidades encontrados no processo de ensino e aprendizagem da matemática durante a Pandemia do Covid-19? Levando em consideração que nesse período as escolas tiveram suspensas as atividades presenciais. Assim, os professores, não só do ensino de Matemática, mas também de outras disciplinas, tiveram de adaptar-se e reinventar- se profissionalmente para que as aulas realizadas as distâncias continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados, utilizando diversos recursos quando acessíveis, para tentar sanar um pouco os prejuízos causados, porém não deixando de ressaltar a importância e a qualidade das aulas presenciais. O presente artigo, trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo, embasado em estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação que apontam direcionamentos acerca dos processos de ensino na modalidade remota nos espaços educacionais. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades que os alunos e professores visivelmente percetíveis, tiveram que superar para que o processo de ensino e aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos, durante o período de isolamento social. Diante disso torna-se necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria de Fatima Alves Madureira (2018211221350138@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T02:24:23Z No. of bitstreams: 3 Anexo III - Termo de Responsabilidade Maria.pdf: 228927 bytes, checksum: 1841dc58ecd4b16d1a0efc780d20e0d9 (MD5) Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Maria.pdf: 292050 bytes, checksum: df782b0880fddfd488b42fb15aa89df4 (MD5) O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (1).pdf: 213891 bytes, checksum: 42cfa31b89dc5cee3854ceebc29de67f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARIA DE FATIMA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documento é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não esteja devidamente inserido nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-22T16:40:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria de Fatima Alves Madureira (2018211221350138@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-22T19:47:54Z No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Maria.pdf: 292050 bytes, checksum: df782b0880fddfd488b42fb15aa89df4 (MD5) Termo de Ciência Maria de Fátima.pdf: 308007 bytes, checksum: 6bf1c260709042c8aa77933533244f7b (MD5) O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (1).pdf: 213891 bytes, checksum: 42cfa31b89dc5cee3854ceebc29de67f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T10:04:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Maria.pdf: 292050 bytes, checksum: df782b0880fddfd488b42fb15aa89df4 (MD5) Termo de Ciência Maria de Fátima.pdf: 308007 bytes, checksum: 6bf1c260709042c8aa77933533244f7b (MD5) O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (1).pdf: 213891 bytes, checksum: 42cfa31b89dc5cee3854ceebc29de67f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T10:06:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso - Maria.pdf: 292050 bytes, checksum: df782b0880fddfd488b42fb15aa89df4 (MD5) Termo de Ciência Maria de Fátima.pdf: 308007 bytes, checksum: 6bf1c260709042c8aa77933533244f7b (MD5) O ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (1).pdf: 213891 bytes, checksum: 42cfa31b89dc5cee3854ceebc29de67f (MD5) Previous issue date: 2022-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrejuízospt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS PREJUÍZOS AO APRENDIZADO DOS ALUNOS PROVOCADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf285,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf300,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Maria de Fatima Alves Madureira.pdf208,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.