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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDA EaD NO BRASIL ATRAVÉS DOS INDICADORES DO MEC
Other Titles: Assessment of the quality of pedagogu courses in the EaD modalida in Brazil through MEC indicators
metadata.dc.creator: Moraes Filho, Iel Marciano de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou analisar a qualidade dos cursos de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD), através dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um estudo quantitativo de base documental, realizado no portal do Sistema de Regulação do Ensino Superior, no mês de abril de 2022. Coletaram-se as seguintes variáveis sobre os cursos de graduação: início do funcionamento do curso; categoria administrativa da instituição de ensino; número de vagas autorizadas; conceito preliminar do curso, nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conceito de curso, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado e localização geográfica do curso. Relativamente à pedagogia no Brasil, representa o maior curso em alunos nesta modalidade, implantados em 536 instituições de ensino. Essas instituições são classificadas como pública estadual, federal, municipal, com fins lucrativos e, também, sem fins lucrativos, dentre os estados brasileiros, com total de vagas autorizadas de 776.005. Dentre as regiões, a Sudeste aloca 40% do total das instituições de ensino superior, seguido do Nordeste 20,29%. Quanto ao processo avaliativo os cursos de pedagogia EaD apresentam: CPC conceito 3, CC houve uma melhora de 2012 a 2021, respectivamente de 3,3 para 4,3, e o Enade com base nas avaliações dos anos de 2014 e 2017, medidas respectivas 2,0 e 2,71, em geral, ficou com a média 2,0. Concluísse, que os cursos de pedagogia EaD no Brasil, apresentam-se em conformidade para funcionamento, mais em questão do fator qualidade, tangendo uma boa formação é entregando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, eles ficam aquém, proporcionado um processo formativo insatisfatório e ineficiente.
Abstract: The present study aimed to analyze the quality of Pedagogy courses, in Distance Education modality (DE), through the indicators established by the Ministry of Education (MEC). This is a documental-based quantitative study, carried out in the portal of the Higher Education Regulation System, in the month of April 2022. The following variables about the undergraduate courses were collected: start of operation of the course; administrative category of the educational institution; number of authorized vacancies; preliminary concept of the course, score on the National Student Performance Exam, course concept, Indicator of Difference between Observed and Expected Performance and geographic location of the course. Regarding pedagogy in Brazil, it represents the largest course in students in this modality, implemented in 536 educational institutions. These institutions are classified as public state, federal, municipal, for-profit and also non-profit, among the Brazilian states, with a total of 776,005 authorized vacancies. Among the regions, the Southeast allocates 40% of the total number of higher education institutions, followed by the Northeast 20.29%. As for the evaluation process, the EaD pedagogy courses present: CPC concept 3, CC there was an improvement from 2012 to 2021, respectively from 3.3 to 4.3, and the Enade based on the evaluations of the years 2014 and 2017, respective measures 2.0 and 2.71, in general, got the average 2.0. Concluísse, que os cursos de pedagogia EaD no Brasil, apresentam-se em conformidade para funcionamento, mais em questão do factor qualidade, tangendo uma boa formação é entregando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, eles ficam aquém, proporcionado um processo formativo insatisfatório e ineficiente.
Keywords: Educação a distância
Pedagogia universitária
Inovação formação dos professores
Curso de pedagogia
Formação do pedagogo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3086
Issue Date: 8-Nov-2022
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