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dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959562416041369pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho Filha, Francidalma Soares Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461511268392674pt_BR
dc.creatorMoraes Filho, Iel Marciano de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4540309486777873pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T16:03:51Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-22T16:03:51Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3086-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the quality of Pedagogy courses, in Distance Education modality (DE), through the indicators established by the Ministry of Education (MEC). This is a documental-based quantitative study, carried out in the portal of the Higher Education Regulation System, in the month of April 2022. The following variables about the undergraduate courses were collected: start of operation of the course; administrative category of the educational institution; number of authorized vacancies; preliminary concept of the course, score on the National Student Performance Exam, course concept, Indicator of Difference between Observed and Expected Performance and geographic location of the course. Regarding pedagogy in Brazil, it represents the largest course in students in this modality, implemented in 536 educational institutions. These institutions are classified as public state, federal, municipal, for-profit and also non-profit, among the Brazilian states, with a total of 776,005 authorized vacancies. Among the regions, the Southeast allocates 40% of the total number of higher education institutions, followed by the Northeast 20.29%. As for the evaluation process, the EaD pedagogy courses present: CPC concept 3, CC there was an improvement from 2012 to 2021, respectively from 3.3 to 4.3, and the Enade based on the evaluations of the years 2014 and 2017, respective measures 2.0 and 2.71, in general, got the average 2.0. Concluísse, que os cursos de pedagogia EaD no Brasil, apresentam-se em conformidade para funcionamento, mais em questão do factor qualidade, tangendo uma boa formação é entregando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, eles ficam aquém, proporcionado um processo formativo insatisfatório e ineficiente.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar a qualidade dos cursos de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD), através dos indicadores estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um estudo quantitativo de base documental, realizado no portal do Sistema de Regulação do Ensino Superior, no mês de abril de 2022. Coletaram-se as seguintes variáveis sobre os cursos de graduação: início do funcionamento do curso; categoria administrativa da instituição de ensino; número de vagas autorizadas; conceito preliminar do curso, nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, conceito de curso, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado e localização geográfica do curso. Relativamente à pedagogia no Brasil, representa o maior curso em alunos nesta modalidade, implantados em 536 instituições de ensino. Essas instituições são classificadas como pública estadual, federal, municipal, com fins lucrativos e, também, sem fins lucrativos, dentre os estados brasileiros, com total de vagas autorizadas de 776.005. Dentre as regiões, a Sudeste aloca 40% do total das instituições de ensino superior, seguido do Nordeste 20,29%. Quanto ao processo avaliativo os cursos de pedagogia EaD apresentam: CPC conceito 3, CC houve uma melhora de 2012 a 2021, respectivamente de 3,3 para 4,3, e o Enade com base nas avaliações dos anos de 2014 e 2017, medidas respectivas 2,0 e 2,71, em geral, ficou com a média 2,0. Concluísse, que os cursos de pedagogia EaD no Brasil, apresentam-se em conformidade para funcionamento, mais em questão do fator qualidade, tangendo uma boa formação é entregando profissionais qualificados para o mercado de trabalho, eles ficam aquém, proporcionado um processo formativo insatisfatório e ineficiente.pt_BR
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dc.description.provenanceSubmitted by Iel Marciano de Moraes Filho (iel.filho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T23:47:02Z No. of bitstreams: 4 TCC- Fim Iel - Correções após a banca 07:11:2022 - Formatado.pdf: 536250 bytes, checksum: 8690a54f274bf8ed368fca3aa8183441 (MD5) ATA DE DEFESA - Iel Marciano.pdf: 416624 bytes, checksum: a34a5d31a238931c08748f2fd93861a0 (MD5) TERMO DE RESPONSABILIDADE AUTORAL(Iel).pdf: 218839 bytes, checksum: 5bf9671d3fb6723c28d7cd685db4ee59 (MD5) termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio (Assinado).pdf: 196628 bytes, checksum: 45a2ca3e318b9512c31c168861defdab (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subjectInovação formação dos professorespt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação do pedagogopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NA MODALIDA EaD NO BRASIL ATRAVÉS DOS INDICADORES DO MECpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the quality of pedagogu courses in the EaD modalida in Brazil through MEC indicatorspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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