Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3075
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAH
metadata.dc.creator: Silva, Flavia Ferreira de Almeida Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamonier, Elisângela Leles
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Calixto Junior de
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Marlúcio Tavares do
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho acadêmico vem tratar sobre o processo de inclusão escolar de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH, que possui como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Admitindo que hoje, esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o presente estudo busca compreender o processo de inclusão escolar e de aprendizagem de crianças com TDAH. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma qualitativa, de natureza básica, baseada nos estudos de autores como: Barkley (2002), Borella (2002), Estanislau (2014), Fachin (2010), Filho (2003), Fonseca (2002), Goldstein (1994), entre outros. A relevância deste estudo se torna oportuno, visto que o percentual de crianças com TDAH inseridas nos ambientes escolares é significativo. Portanto, foi realizada uma pesquisa aprofundada sobre o que é TDAH, suas principais características, tipos e possíveis diagnósticos, assim como suas consequências no ambiente escolar, salientando qual o papel da família, da escola, do professor e do profissional da saúde no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Educação. Inclusão. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. Ensino-aprendizagem.
Abstract: This present paper is about the process of school inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD, which has as basic characteristics inattention, agitation and impulsiveness. Considering that this disorder is a challenge for education, the present study seeks to understand the process of school inclusion and learning of children with ADHD. To do so, a bibliographic review was done, in a qualitative perspective of basic nature, based on the following studies: Barkley (2002), Borelia (2002), Estanislau (2014), Fachin (2010), Filho (2003), Fonseca (2002), Goldstein (1994) among others. This study is relevant due to the significant percentage of children with ADHD in the school environment.Therefore, a research was carried out to know what ADHD is, its main characteristics, types and possible diagnoses, as well as its consequences in the school environment, highlighting the role of family, school, teacher and health professional in the teaching-learning process. Keywords: Education. Inclusion. Attention Deficit Hyperactivity Disorder ADHD. Teaching-learning.
Keywords: Educação
Inclusão
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade TDAH
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3075
Issue Date: 4-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.