Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamonier, Elisângela Leles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175715121981610pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Calixto Junior de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Marlúcio Tavares do-
dc.creatorSilva, Flavia Ferreira de Almeida Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339303383192633pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T15:25:19Z-
dc.date.available2022-11-21T15:25:19Z-
dc.date.issued2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3075-
dc.description.abstractThis present paper is about the process of school inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD, which has as basic characteristics inattention, agitation and impulsiveness. Considering that this disorder is a challenge for education, the present study seeks to understand the process of school inclusion and learning of children with ADHD. To do so, a bibliographic review was done, in a qualitative perspective of basic nature, based on the following studies: Barkley (2002), Borelia (2002), Estanislau (2014), Fachin (2010), Filho (2003), Fonseca (2002), Goldstein (1994) among others. This study is relevant due to the significant percentage of children with ADHD in the school environment.Therefore, a research was carried out to know what ADHD is, its main characteristics, types and possible diagnoses, as well as its consequences in the school environment, highlighting the role of family, school, teacher and health professional in the teaching-learning process. Keywords: Education. Inclusion. Attention Deficit Hyperactivity Disorder ADHD. Teaching-learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico vem tratar sobre o processo de inclusão escolar de crianças com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH, que possui como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividade. Admitindo que hoje, esse distúrbio é um grande desafio para a educação, o presente estudo busca compreender o processo de inclusão escolar e de aprendizagem de crianças com TDAH. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, de forma qualitativa, de natureza básica, baseada nos estudos de autores como: Barkley (2002), Borella (2002), Estanislau (2014), Fachin (2010), Filho (2003), Fonseca (2002), Goldstein (1994), entre outros. A relevância deste estudo se torna oportuno, visto que o percentual de crianças com TDAH inseridas nos ambientes escolares é significativo. Portanto, foi realizada uma pesquisa aprofundada sobre o que é TDAH, suas principais características, tipos e possíveis diagnósticos, assim como suas consequências no ambiente escolar, salientando qual o papel da família, da escola, do professor e do profissional da saúde no processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Educação. Inclusão. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. Ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flavia Ferreira de Almeida Melo Silva (flavia.ferreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T14:20:09Z No. of bitstreams: 1 TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf: 1323652 bytes, checksum: 4750e2c45e1279d6e8793f02f08d807c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T15:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf: 1323652 bytes, checksum: 4750e2c45e1279d6e8793f02f08d807c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T15:22:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf: 1323652 bytes, checksum: 4750e2c45e1279d6e8793f02f08d807c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T15:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf: 1323652 bytes, checksum: 4750e2c45e1279d6e8793f02f08d807c (MD5) Previous issue date: 2022-10-04en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesABDA, Associação Brasileira de Déficit de Atenção. O que é tdah?. Publicado em 7 dez 2010. Disponível em: <http://www.tdah.org.br/sobre-tdah/o-q...>. Acesso em: 26 fev. 2022. BARKLEY, R. A. (2002). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDA/H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. BORELLA, C. A. S. O que é hiperatividade? Sintomas e causas. 2002. Disponível em: <http://www.psicologosp.com/2013/10/o-que-e-hiperatividade-sintomas-e-causas.html>. Acesso em: 15 fev. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educção Inclusiva. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 20 fev. 2022. BRASIL. Diário Oficial da União. LEI 14.254/21. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-363377461>. Acesso em: 21 jan. 2022. DSM-IV-TR. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4. ed. Trad. Cláudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 2002. ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Org). Saúde mental na escola: O que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 25. FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. FERNANDES, A.; DELL’AGLI, B.; CIASCA, S. O sentimento de vergonha em crianças e adolescentes com TDAH. Psicologia em estudo. Maringá, v. 19, nº 2, p. 333-344, abr./jun., 2014. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GOLDSTEIN, Sam e GOLDSTEIN, Michael: tradução Maria Celeste Marcondes. Hiperatividade: Como Desenvolver a Capacidade de Atenção da Criança. Campinas, SP: Editora Papyrus, 1994, p. 20. Instituto Neuro Saber. Quais são os tipos de TDAH e como identificá-los? Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/quais-sao-os-tipos-de-tdah-e-como-identifica-los//>. Acesso em: 10 jan. 2022 LIMA, S. V. de. TDAH na Escola: Estratégia de Ação Pedagógica. 2010. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/tdah-na-escola-estrategias-de-acao-pedagogica-1863499. Acesso em: 09 fev. 2022. PANTOJA, D. O Processo de aprendizagem: A construção do conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005. PHELAN, T. W. TDA/TDAH –Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: sintomas, diagnósticos e tratamento. ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005. PINNA, Camila. Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças. 2007. 18p. (Trabalho de Conclusão de Curso) Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Disponível em: <https//www.researchgate.net/profile/Camilla_Pinna/publication/262635391_Challenges_in_diagnosing_ADHD_in_children/links/540f0bab0cf2f2b29a3dc3cf.pdf>. Acesso em: 12 fev.. 2022. ROHDLE, L. A. P. & BENCZIK, E. B. P. Transtorno de atenção/hiperatividade: o que é?: Como ajudar? Ed. Artes Médicas Sul, 1999 RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. Guia para eficiência nos estudos. 2º. Edição. São Paulo, Atlas, 1991. SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa acadêmica, pesquisa básica e pesquisa aplicada em duas comunidades cientificas. 1979. Disponível em: <http://www.schwartzman.org.br/simon/acad_ap.htm>. Acesso em: 05 fev. 2022. SILVA, A. B. B. Mentes inquietas. Entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. São Paulo: Gente, 2003, p. 01, 13, 25 e 26.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade TDAHpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III - Artigo Científico - Flavia Ferreira A.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.