Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS DE ENSINO E METODOLOGIAS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DOCENTE.
metadata.dc.creator: Oliveira, Carini Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lucas Bernardes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como alvo as Diretrizes Curriculares que servem de suporte para a Educação Infantil no dia-a-dia da sala de aula no que abordam a aplicação das Teorias de ensino e das metodologias que os docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem para obter resultados satisfatórios na construção de diferentes saberes. Para o desenvolvimento do estudo fez-se uso de uma revisão bibliográfico de cunho descritivo, que foi pesquisado em bibliotecas virtuais. Com isso, serviram de aporte teórico as teorias de ensino do autor Lev Vigotsky, o qual apresentam conceitos e aplicações importantes sobre a infância, métodos, práticas docentes e demais atribuições para a construção de uma aprendizagem significativa para as crianças da Educação Infantil. Nesse contexto, com o objetivo de ampliar a prática docente, busquei nesse artigo investigar acerca das orientações teóricas e metodológicas presentes em obras variadas da literatura e documentos normativos da Educação Infantil. Logo, chegou-se à conclusão que as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil alcançaram avanços significativos para a prática docente, em especial quanto à aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que busca integrar os diferentes saberes e práticas docentes e do uso de metodologias na construção do processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Abstract: This study targets the Curriculum Guidelines that serve as support for the Early Childhood Education in the day-to-day classroom in which they address the application of Theories of teaching and methodologies that teachers use in the teaching process and learning to obtain satisfactory results in the construction of different types of knowledge. For the development of the study, a bibliographical review was used. descriptive, which was researched in virtual libraries. In this way, they served as a contribution theoretical the teaching theories of the author Lev Vigotsky, which present concepts and important applications about childhood, methods, teaching practices and other attributions for the construction of a meaningful learning for the children of the Child education. In this context, with the aim of expanding teaching practice, I sought in this article to investigate about the theoretical and methodological guidelines present in various works of literature and normative documents of Education Childish. Therefore, it was concluded that the Curriculum Guidelines for Education Kindergarten achieved significant advances for teaching practice, especially regarding to the application of the National Common Curricular Base (BNCC) which seeks to integrate different knowledge and teaching practices and the use of methodologies in the construction of children's teaching and learning process.
Keywords: Educação Infantil
Metodologias
Prática docente
Teorias de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072
Issue Date: 5-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Carini Alves Oliveira.pdf442,15 kBAdobe PDFView/Open
tcae_Carini Alves Oliveira.pdf482,54 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Carini Alves Oliveira.pdf571,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.