Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS DE ENSINO E METODOLOGIAS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DOCENTE. |
Autor(es): | Oliveira, Carini Alves |
Primeiro Orientador: | Cunha, André Luiz Araújo |
Primeiro Membro da Banca: | Xavier, Priscila Branquinho |
Segundo Membro da Banca: | Borges, Lucas Bernardes |
Resumo: | Este estudo tem como alvo as Diretrizes Curriculares que servem de suporte para a Educação Infantil no dia-a-dia da sala de aula no que abordam a aplicação das Teorias de ensino e das metodologias que os docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem para obter resultados satisfatórios na construção de diferentes saberes. Para o desenvolvimento do estudo fez-se uso de uma revisão bibliográfico de cunho descritivo, que foi pesquisado em bibliotecas virtuais. Com isso, serviram de aporte teórico as teorias de ensino do autor Lev Vigotsky, o qual apresentam conceitos e aplicações importantes sobre a infância, métodos, práticas docentes e demais atribuições para a construção de uma aprendizagem significativa para as crianças da Educação Infantil. Nesse contexto, com o objetivo de ampliar a prática docente, busquei nesse artigo investigar acerca das orientações teóricas e metodológicas presentes em obras variadas da literatura e documentos normativos da Educação Infantil. Logo, chegou-se à conclusão que as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil alcançaram avanços significativos para a prática docente, em especial quanto à aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que busca integrar os diferentes saberes e práticas docentes e do uso de metodologias na construção do processo de ensino e aprendizagem das crianças. |
Abstract: | This study targets the Curriculum Guidelines that serve as support for the Early Childhood Education in the day-to-day classroom in which they address the application of Theories of teaching and methodologies that teachers use in the teaching process and learning to obtain satisfactory results in the construction of different types of knowledge. For the development of the study, a bibliographical review was used. descriptive, which was researched in virtual libraries. In this way, they served as a contribution theoretical the teaching theories of the author Lev Vigotsky, which present concepts and important applications about childhood, methods, teaching practices and other attributions for the construction of a meaningful learning for the children of the Child education. In this context, with the aim of expanding teaching practice, I sought in this article to investigate about the theoretical and methodological guidelines present in various works of literature and normative documents of Education Childish. Therefore, it was concluded that the Curriculum Guidelines for Education Kindergarten achieved significant advances for teaching practice, especially regarding to the application of the National Common Curricular Base (BNCC) which seeks to integrate different knowledge and teaching practices and the use of methodologies in the construction of children's teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Metodologias Prática docente Teorias de ensino |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072 |
Data do documento: | 5-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Carini Alves Oliveira.pdf | 442,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Carini Alves Oliveira.pdf | 482,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Carini Alves Oliveira.pdf | 571,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.