Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Lucas Bernardes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731425937904215pt_BR
dc.creatorOliveira, Carini Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1898758136792545pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T01:32:54Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-21T01:32:54Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3072-
dc.description.abstractThis study targets the Curriculum Guidelines that serve as support for the Early Childhood Education in the day-to-day classroom in which they address the application of Theories of teaching and methodologies that teachers use in the teaching process and learning to obtain satisfactory results in the construction of different types of knowledge. For the development of the study, a bibliographical review was used. descriptive, which was researched in virtual libraries. In this way, they served as a contribution theoretical the teaching theories of the author Lev Vigotsky, which present concepts and important applications about childhood, methods, teaching practices and other attributions for the construction of a meaningful learning for the children of the Child education. In this context, with the aim of expanding teaching practice, I sought in this article to investigate about the theoretical and methodological guidelines present in various works of literature and normative documents of Education Childish. Therefore, it was concluded that the Curriculum Guidelines for Education Kindergarten achieved significant advances for teaching practice, especially regarding to the application of the National Common Curricular Base (BNCC) which seeks to integrate different knowledge and teaching practices and the use of methodologies in the construction of children's teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como alvo as Diretrizes Curriculares que servem de suporte para a Educação Infantil no dia-a-dia da sala de aula no que abordam a aplicação das Teorias de ensino e das metodologias que os docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem para obter resultados satisfatórios na construção de diferentes saberes. Para o desenvolvimento do estudo fez-se uso de uma revisão bibliográfico de cunho descritivo, que foi pesquisado em bibliotecas virtuais. Com isso, serviram de aporte teórico as teorias de ensino do autor Lev Vigotsky, o qual apresentam conceitos e aplicações importantes sobre a infância, métodos, práticas docentes e demais atribuições para a construção de uma aprendizagem significativa para as crianças da Educação Infantil. Nesse contexto, com o objetivo de ampliar a prática docente, busquei nesse artigo investigar acerca das orientações teóricas e metodológicas presentes em obras variadas da literatura e documentos normativos da Educação Infantil. Logo, chegou-se à conclusão que as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil alcançaram avanços significativos para a prática docente, em especial quanto à aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que busca integrar os diferentes saberes e práticas docentes e do uso de metodologias na construção do processo de ensino e aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carini Alves Oliveira (carini.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T20:15:59Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO CARINI - DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (FINAL).pdf: 452763 bytes, checksum: 4861f1816455f42e0f94a31880e8c8dc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada CARINI, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-20T23:24:35Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Carini Alves Oliveira (carini.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T00:31:01Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO CARINI - DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (FINAL).pdf: 452763 bytes, checksum: 4861f1816455f42e0f94a31880e8c8dc (MD5) Termo de Ciência Carini (assinado) (1).pdf: 494122 bytes, checksum: 5783effcbc7e14b487243cbe6eb568fb (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO CARINI (1).pdf: 585231 bytes, checksum: c39f597848126aecb396de6842fdd44b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:30:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO CARINI - DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (FINAL).pdf: 452763 bytes, checksum: 4861f1816455f42e0f94a31880e8c8dc (MD5) Termo de Ciência Carini (assinado) (1).pdf: 494122 bytes, checksum: 5783effcbc7e14b487243cbe6eb568fb (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO CARINI (1).pdf: 585231 bytes, checksum: c39f597848126aecb396de6842fdd44b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-21T01:31:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO CARINI - DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (FINAL).pdf: 452763 bytes, checksum: 4861f1816455f42e0f94a31880e8c8dc (MD5) Termo de Ciência Carini (assinado) (1).pdf: 494122 bytes, checksum: 5783effcbc7e14b487243cbe6eb568fb (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO CARINI (1).pdf: 585231 bytes, checksum: c39f597848126aecb396de6842fdd44b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T01:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO CARINI - DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (FINAL).pdf: 452763 bytes, checksum: 4861f1816455f42e0f94a31880e8c8dc (MD5) Termo de Ciência Carini (assinado) (1).pdf: 494122 bytes, checksum: 5783effcbc7e14b487243cbe6eb568fb (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO CARINI (1).pdf: 585231 bytes, checksum: c39f597848126aecb396de6842fdd44b (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeorias de ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleDIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS DE ENSINO E METODOLOGIAS QUE ORIENTAM A PRÁTICA DOCENTE.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Carini Alves Oliveira.pdf442,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Carini Alves Oliveira.pdf482,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Carini Alves Oliveira.pdf571,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.