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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA
metadata.dc.creator: Aleluia, Mariana Aparecida Prado
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.description.resumo: A questão das finalidades educativas tem manifesta relevância no campo das políticas e diretrizes educacionais de um país, uma vez que elas determinam os parâmetros para o funcionamento das escolas em relação a objetivos escolares, currículo, formas de organização e gestão, procedimentos de avaliação da aprendizagem, sistemas de formação de professores, etc. O presente artigo, propõe ampliar a compreensão acerca das concepções sobre as finalidades educativas escolares, a partir da concepção dos professores de escolas públicas do município de Hidrolândia, Goiás. A partir da pesquisa qualitativa e empírica, e da análise dos documentos oficiais, buscou-se identificar as concepções dos professores acerca do que seria uma escola ideal, bem como, o que se deve, ou não, ser ensinado na escola. Os resultados mostram como o alinhamento das políticas educacionais às orientações repercutem tanto na organização e gestão escolar, quanto no aprendizado dos alunos, reduzindo a função da escola à socialização e interação social.
Abstract: The issue of educational purposes is clearly relevant in the field of educational policies and guidelines of a country, as they determine the parameters for the functioning of schools in relation to school objectives, curriculum, forms of organization and management, learning assessment procedures, systems teacher training, etc. This article proposes to expand the understanding about conceptions of school educational purposes, from the conception of public school teachers in the municipality of Hidrolândia, Goiás. from the search qualitative and empirical analysis, and from the analysis of official documents, we sought to identify the teachers' conceptions about what an ideal school would be, as well as, what should or should not be taught in school. The results show how the alignment of educational policies to the guidelines have repercussions both on school organization and management, and in student learning, reducing the school's role to socialization and interaction Social.
Keywords: Finalidades
Educativas
Politicas
Educacionais
Organismos
Internacionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3047
Issue Date: 22-Sep-2022
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