Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorAleluia, Mariana Aparecida Prado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T13:57:40Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-18T13:57:40Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3047-
dc.description.abstractThe issue of educational purposes is clearly relevant in the field of educational policies and guidelines of a country, as they determine the parameters for the functioning of schools in relation to school objectives, curriculum, forms of organization and management, learning assessment procedures, systems teacher training, etc. This article proposes to expand the understanding about conceptions of school educational purposes, from the conception of public school teachers in the municipality of Hidrolândia, Goiás. from the search qualitative and empirical analysis, and from the analysis of official documents, we sought to identify the teachers' conceptions about what an ideal school would be, as well as, what should or should not be taught in school. The results show how the alignment of educational policies to the guidelines have repercussions both on school organization and management, and in student learning, reducing the school's role to socialization and interaction Social.pt_BR
dc.description.resumoA questão das finalidades educativas tem manifesta relevância no campo das políticas e diretrizes educacionais de um país, uma vez que elas determinam os parâmetros para o funcionamento das escolas em relação a objetivos escolares, currículo, formas de organização e gestão, procedimentos de avaliação da aprendizagem, sistemas de formação de professores, etc. O presente artigo, propõe ampliar a compreensão acerca das concepções sobre as finalidades educativas escolares, a partir da concepção dos professores de escolas públicas do município de Hidrolândia, Goiás. A partir da pesquisa qualitativa e empírica, e da análise dos documentos oficiais, buscou-se identificar as concepções dos professores acerca do que seria uma escola ideal, bem como, o que se deve, ou não, ser ensinado na escola. Os resultados mostram como o alinhamento das políticas educacionais às orientações repercutem tanto na organização e gestão escolar, quanto no aprendizado dos alunos, reduzindo a função da escola à socialização e interação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Aparecida do Prado Aleluia (mariana.aleluia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T15:45:19Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T13:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T13:53:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T13:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinalidadespt_BR
dc.subjectEducativaspt_BR
dc.subjectPoliticaspt_BR
dc.subjectEducacionaispt_BR
dc.subjectOrganismospt_BR
dc.subjectInternacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf259,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf211,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf739,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.