Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cunha, André Luiz Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Aleluia, Mariana Aparecida Prado | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T13:57:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-15 | - |
dc.date.available | 2022-11-18T13:57:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3047 | - |
dc.description.abstract | The issue of educational purposes is clearly relevant in the field of educational policies and guidelines of a country, as they determine the parameters for the functioning of schools in relation to school objectives, curriculum, forms of organization and management, learning assessment procedures, systems teacher training, etc. This article proposes to expand the understanding about conceptions of school educational purposes, from the conception of public school teachers in the municipality of Hidrolândia, Goiás. from the search qualitative and empirical analysis, and from the analysis of official documents, we sought to identify the teachers' conceptions about what an ideal school would be, as well as, what should or should not be taught in school. The results show how the alignment of educational policies to the guidelines have repercussions both on school organization and management, and in student learning, reducing the school's role to socialization and interaction Social. | pt_BR |
dc.description.resumo | A questão das finalidades educativas tem manifesta relevância no campo das políticas e diretrizes educacionais de um país, uma vez que elas determinam os parâmetros para o funcionamento das escolas em relação a objetivos escolares, currículo, formas de organização e gestão, procedimentos de avaliação da aprendizagem, sistemas de formação de professores, etc. O presente artigo, propõe ampliar a compreensão acerca das concepções sobre as finalidades educativas escolares, a partir da concepção dos professores de escolas públicas do município de Hidrolândia, Goiás. A partir da pesquisa qualitativa e empírica, e da análise dos documentos oficiais, buscou-se identificar as concepções dos professores acerca do que seria uma escola ideal, bem como, o que se deve, ou não, ser ensinado na escola. Os resultados mostram como o alinhamento das políticas educacionais às orientações repercutem tanto na organização e gestão escolar, quanto no aprendizado dos alunos, reduzindo a função da escola à socialização e interação social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mariana Aparecida do Prado Aleluia (mariana.aleluia@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T15:45:19Z No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T13:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T13:53:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-18T13:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ARTIGO MARIANA - CONTRIBUIÇÕES SIMONIA.pdf: 265979 bytes, checksum: 87141eec24bb46cae96bf258bf1ca1c0 (MD5) ATA DE DEFESA (MARIANA) (1).pdf: 216690 bytes, checksum: 807c437d02771cfe35e844c4e64f37cc (MD5) Termo de ciência de autorização (1) (1).pdf: 756747 bytes, checksum: e2f655e69e9bcec5d8b7620506aa7311 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Finalidades | pt_BR |
dc.subject | Educativas | pt_BR |
dc.subject | Politicas | pt_BR |
dc.subject | Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Organismos | pt_BR |
dc.subject | Internacionais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf | 259,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf | 211,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Mariana Aparecida do Prado Aleluia.pdf | 739,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.