Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO (A) COM A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES E REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Other Titles: THE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGIST WITH PSYCHOMOTRICITY IN CHILD EDUCATION: ANALYSIS AND REFLECTIONS FOR THE DEVELOPMENT OF THE CHILD
metadata.dc.creator: Matos, Edijane Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinicius Guimarães de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lucimara Cristina
metadata.dc.description.resumo: O presente ensaio teórico traz a discussão a respeito de como a psicomotricidade é importante ser trabalhada para o desenvolvimento infantil. Partindo do pensamento com base nos estudos de que os movimentos se relacionam tanto com o corpo como com o cérebro, pois ao utilizar o corpo para expressão de sentimentos, pode ser caracterizado por psicomotricidade contribuindo de maneira explícita para o desenvolvimento corporal por meio do movimento. Desse modo, verifica-se a relevância do estudo em questão na educação infantil com a finalidade de apresentar a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento de modo geral, principalmente ao que tange à aprendizagem. Sendo assim, o principal objetivo aqui consiste em discutir a necessidade do trabalho do(a) pedagogo(a) da educação infantil para o desenvolvimento psicomotor do ser social criança. Nesse sentido vale indagar sobre qual a importância do trabalho pedagógico atento aos movimentos e demais habilidades motoras da criança? Para melhor compreensão o ensaio foi dividido por tópicos visando um estudo referente à psicomotricidade, ao desenvolvimento da criança por meio do desenvolvimento psicomotor e à atuação do pedagogo nesse contexto. Por meio dessa revisão bibliográfica, destaca-se que o trabalho psicomotor na primeira etapa da educação básica colabora significativamente com o desenvolvimento biológico, psicológico e social da criança, ou seja, com o desenvolvimento integral infantil.
Abstract: This theoretical essay brings the discussion about how psychomotricity is important to be worked on for child development. Starting from the thinking based on studies that movements are related to both the body and the brain, because when using the body to express feelings, it can be characterized by psychomotricity, contributing explicitly to body development through movement. Thus, the relevance of the study in question in early childhood education is verified with the purpose of presenting the contribution of psychomotricity to development in general, especially with regard to learning. Therefore, the main objective here is to reflect the need for the work of the pedagogue of early childhood education for the psychomotor development of the child social being. In this sense, it is worth asking about the importance of pedagogical work attentive to the movements and other motor skills of the child? For better understanding, the essay was divided by topics aiming at a study related to psychomotricity, child development through psychomotor development and the role of the pedagogue in this context. Through this literature review, it is highlighted that psychomotor work in the first stage of basic education significantly collaborates with the biological, psychological and social development of the child, that is, with the integral development of children.
Keywords: Psicomotricidade
Desenvolvimento
Infantil
psychomotricity
Development
childish
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030
Issue Date: 22-Oct- 22
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Edijane Rodrigues de Matos.PDFTECAI277,22 kBAdobe PDFView/Open
Ata de defesa_Edijane Rodrigues de Matos.PDFATA DE DEFESA171,77 kBAdobe PDFView/Open
TCC_Edijane Rodrigues de Matos.PDFTCC CORRIGIDO POS DEFESA214,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.