Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Marcos Vinicius Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Luciane Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802747011364724pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Lucimara Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6525196861161359pt_BR
dc.creatorMatos, Edijane Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175031925111698pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T11:15:24Z-
dc.date.available2022-11-14-
dc.date.available2022-11-17T11:15:24Z-
dc.date.issued22-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3030-
dc.description.abstractThis theoretical essay brings the discussion about how psychomotricity is important to be worked on for child development. Starting from the thinking based on studies that movements are related to both the body and the brain, because when using the body to express feelings, it can be characterized by psychomotricity, contributing explicitly to body development through movement. Thus, the relevance of the study in question in early childhood education is verified with the purpose of presenting the contribution of psychomotricity to development in general, especially with regard to learning. Therefore, the main objective here is to reflect the need for the work of the pedagogue of early childhood education for the psychomotor development of the child social being. In this sense, it is worth asking about the importance of pedagogical work attentive to the movements and other motor skills of the child? For better understanding, the essay was divided by topics aiming at a study related to psychomotricity, child development through psychomotor development and the role of the pedagogue in this context. Through this literature review, it is highlighted that psychomotor work in the first stage of basic education significantly collaborates with the biological, psychological and social development of the child, that is, with the integral development of children.pt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio teórico traz a discussão a respeito de como a psicomotricidade é importante ser trabalhada para o desenvolvimento infantil. Partindo do pensamento com base nos estudos de que os movimentos se relacionam tanto com o corpo como com o cérebro, pois ao utilizar o corpo para expressão de sentimentos, pode ser caracterizado por psicomotricidade contribuindo de maneira explícita para o desenvolvimento corporal por meio do movimento. Desse modo, verifica-se a relevância do estudo em questão na educação infantil com a finalidade de apresentar a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento de modo geral, principalmente ao que tange à aprendizagem. Sendo assim, o principal objetivo aqui consiste em discutir a necessidade do trabalho do(a) pedagogo(a) da educação infantil para o desenvolvimento psicomotor do ser social criança. Nesse sentido vale indagar sobre qual a importância do trabalho pedagógico atento aos movimentos e demais habilidades motoras da criança? Para melhor compreensão o ensaio foi dividido por tópicos visando um estudo referente à psicomotricidade, ao desenvolvimento da criança por meio do desenvolvimento psicomotor e à atuação do pedagogo nesse contexto. Por meio dessa revisão bibliográfica, destaca-se que o trabalho psicomotor na primeira etapa da educação básica colabora significativamente com o desenvolvimento biológico, psicológico e social da criança, ou seja, com o desenvolvimento integral infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edijane Rodrigues de Matos (edijane.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T21:30:03Z No. of bitstreams: 4 ficha.pdf: 2349 bytes, checksum: 9c62416eb5408bd4923b996f2e71302b (MD5) termo de ciência .PDF: 283872 bytes, checksum: 058f1dfd74bd284350a5a249132abdcd (MD5) Ata de defesa .PDF: 175889 bytes, checksum: ddddc04feeadf783ad05cfd62d2a2774 (MD5) TCC pós banca.PDF: 219716 bytes, checksum: f538c9466661479855a9b66ba852f727 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T11:08:34Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ficha.pdf: 2349 bytes, checksum: 9c62416eb5408bd4923b996f2e71302b (MD5) termo de ciência .PDF: 283872 bytes, checksum: 058f1dfd74bd284350a5a249132abdcd (MD5) Ata de defesa .PDF: 175889 bytes, checksum: ddddc04feeadf783ad05cfd62d2a2774 (MD5) TCC pós banca.PDF: 219716 bytes, checksum: f538c9466661479855a9b66ba852f727 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T11:13:53Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ficha.pdf: 2349 bytes, checksum: 9c62416eb5408bd4923b996f2e71302b (MD5) termo de ciência .PDF: 283872 bytes, checksum: 058f1dfd74bd284350a5a249132abdcd (MD5) Ata de defesa .PDF: 175889 bytes, checksum: ddddc04feeadf783ad05cfd62d2a2774 (MD5) TCC pós banca.PDF: 219716 bytes, checksum: f538c9466661479855a9b66ba852f727 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T11:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 4 ficha.pdf: 2349 bytes, checksum: 9c62416eb5408bd4923b996f2e71302b (MD5) termo de ciência .PDF: 283872 bytes, checksum: 058f1dfd74bd284350a5a249132abdcd (MD5) Ata de defesa .PDF: 175889 bytes, checksum: ddddc04feeadf783ad05cfd62d2a2774 (MD5) TCC pós banca.PDF: 219716 bytes, checksum: f538c9466661479855a9b66ba852f727 (MD5) Previous issue date: 22-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectpsychomotricitypt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectchildishpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO (A) COM A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISES E REFLEXÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇApt_BR
dc.title.alternativeTHE PERFORMANCE OF THE PEDAGOGIST WITH PSYCHOMOTRICITY IN CHILD EDUCATION: ANALYSIS AND REFLECTIONS FOR THE DEVELOPMENT OF THE CHILDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Edijane Rodrigues de Matos.PDFTECAI277,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Edijane Rodrigues de Matos.PDFATA DE DEFESA171,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_Edijane Rodrigues de Matos.PDFTCC CORRIGIDO POS DEFESA214,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.