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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autor(es): Inocêncio, Zanuba Evaristo
Primeiro Orientador: Sampaio, Tatiana Guimarães
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Débora Carla de Souza
Segundo Membro da Banca: Santos, Gessiene Soares dos
Resumo: O presente trabalho discute por meio de um levantamento bibliográfico de natureza qualitativa, a inclusão de alunos com deficiência visual na rede pública de ensino. Busca-se com esse levantamento, analisar a atuação profissional dos professores em relação aos educandos-cegos, verificando as políticas de inclusão garantidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação planos de educação implementados nas escolas. O trabalho em si traz, inicialmente, uma análise histórica da inclusão de educandos-cegos na rede pública de ensino. Tal estigma é histórico e ligado à forma com que as pessoas com deficiência foram tratadas na sociedade ao longo dos anos. A análise histórica aponta ainda que, a partir do momento em que a visão das pessoas com deficiência começou a mudar positivamente na sociedade, a inclusão deles nas escolas teve avanços. Em seguida, o trabalho revisa algumas políticas públicas consideradas marcos importantes para o processo de inclusão dos educandos-cegos na rede pública de ensino. Discute sobre tecnologias que auxiliaram o processo de ensino-aprendizagem desses alunos e propulsionaram, por conseguinte, a inclusão dos mesmos à educação pública. Por fim, o trabalho aponta os desafios enfrentados e as problemáticas existentes, sendo elas versando em grande parte sobre a falta de políticas para a formação de profissionais que atendam às demandas desses estudantes, concluindo que o professor devidamente capacitado para realizar a mediação necessária entre os diversos sujeitos sociais é peça fundamental na reorganização de lógicas retrógradas e preconceituosas, atuando como propulsor de uma educação cada vez mais plural e inclusiva.
Abstract: The present work discusses, through a bibliographic survey of a qualitative nature, the inclusion of visually impaired students in the public school system. The aim of this survey is to analyze the professional performance of teachers in relation to blind students, verifying the inclusion policies guaranteed in the Law of Directives and Bases of Education education plans implemented in schools. The work itself initially brings a historical analysis of the inclusion of blind students in the public school system. Such stigma is historical and linked to the way people with disabilities have been treated in society over the years. The historical analysis also points out that, from the moment when the vision of people with disabilities began to change positively in society, their inclusion in schools made progress. Then, the work reviews some public policies considered important milestones for the process of inclusion of blind students in the public school system. It discusses technologies that helped the teaching-learning process of these students and, therefore, promoted their inclusion in public education. Finally, the work points out the challenges faced and the existing problems, which are largely about the lack of policies for the training of professionals that meet the demands of these students, concluding that the teacher properly trained to carry out the necessary mediation between the diverse social subjects is a fundamental part in the reorganization of retrograde and prejudiced logics, acting as a propeller of an increasingly plural and inclusive education.
Palavras-chave: Inclusão
Deficientes Visuais
Rede Pública de Ensino
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2984
Data do documento: 8-Out-2022
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