Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Débora Carla de Souza-
dc.contributor.referee2Santos, Gessiene Soares dos-
dc.creatorInocêncio, Zanuba Evaristo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890612505511894pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T20:05:00Z-
dc.date.available2022-10-08-
dc.date.available2022-11-14T20:05:00Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2984-
dc.description.abstractThe present work discusses, through a bibliographic survey of a qualitative nature, the inclusion of visually impaired students in the public school system. The aim of this survey is to analyze the professional performance of teachers in relation to blind students, verifying the inclusion policies guaranteed in the Law of Directives and Bases of Education education plans implemented in schools. The work itself initially brings a historical analysis of the inclusion of blind students in the public school system. Such stigma is historical and linked to the way people with disabilities have been treated in society over the years. The historical analysis also points out that, from the moment when the vision of people with disabilities began to change positively in society, their inclusion in schools made progress. Then, the work reviews some public policies considered important milestones for the process of inclusion of blind students in the public school system. It discusses technologies that helped the teaching-learning process of these students and, therefore, promoted their inclusion in public education. Finally, the work points out the challenges faced and the existing problems, which are largely about the lack of policies for the training of professionals that meet the demands of these students, concluding that the teacher properly trained to carry out the necessary mediation between the diverse social subjects is a fundamental part in the reorganization of retrograde and prejudiced logics, acting as a propeller of an increasingly plural and inclusive education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute por meio de um levantamento bibliográfico de natureza qualitativa, a inclusão de alunos com deficiência visual na rede pública de ensino. Busca-se com esse levantamento, analisar a atuação profissional dos professores em relação aos educandos-cegos, verificando as políticas de inclusão garantidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação planos de educação implementados nas escolas. O trabalho em si traz, inicialmente, uma análise histórica da inclusão de educandos-cegos na rede pública de ensino. Tal estigma é histórico e ligado à forma com que as pessoas com deficiência foram tratadas na sociedade ao longo dos anos. A análise histórica aponta ainda que, a partir do momento em que a visão das pessoas com deficiência começou a mudar positivamente na sociedade, a inclusão deles nas escolas teve avanços. Em seguida, o trabalho revisa algumas políticas públicas consideradas marcos importantes para o processo de inclusão dos educandos-cegos na rede pública de ensino. Discute sobre tecnologias que auxiliaram o processo de ensino-aprendizagem desses alunos e propulsionaram, por conseguinte, a inclusão dos mesmos à educação pública. Por fim, o trabalho aponta os desafios enfrentados e as problemáticas existentes, sendo elas versando em grande parte sobre a falta de políticas para a formação de profissionais que atendam às demandas desses estudantes, concluindo que o professor devidamente capacitado para realizar a mediação necessária entre os diversos sujeitos sociais é peça fundamental na reorganização de lógicas retrógradas e preconceituosas, atuando como propulsor de uma educação cada vez mais plural e inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zanuba Evaristo Inocencio do Nascimento (zanuba.inocencio@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T21:53:02Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de conclusão de curso (Zanuba).pdf: 1297450 bytes, checksum: a1e849b91fffd229ca4cbcc9b460a9ad (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ZANUBA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano). O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório.  Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-11-12T00:45:02Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Zanuba Evaristo Inocencio do Nascimento (zanuba.inocencio@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T17:56:11Z No. of bitstreams: 1 Trabalho-conclusao-de-curso-Zanuba-com-termo.pdf: 792887 bytes, checksum: 937d1fd72d2044497a30c683c15c8fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T20:02:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho-conclusao-de-curso-Zanuba-com-termo.pdf: 792887 bytes, checksum: 937d1fd72d2044497a30c683c15c8fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T20:03:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho-conclusao-de-curso-Zanuba-com-termo.pdf: 792887 bytes, checksum: 937d1fd72d2044497a30c683c15c8fe2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-14T20:05:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho-conclusao-de-curso-Zanuba-com-termo.pdf: 792887 bytes, checksum: 937d1fd72d2044497a30c683c15c8fe2 (MD5) Previous issue date: 2022-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficientes Visuaispt_BR
dc.subjectRede Pública de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Zanuba Evaristo Inocencio do Nascimento.pdf774,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.