Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2950
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO
metadata.dc.creator: Caixeta, Isadora Alves Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Rosalina Aparecida
metadata.dc.description.resumo: A pandemia do Covid-19 afetou a sociedade como um todo. Na educação, professores e alunos tiveram que se adaptar a nova modalidade de ensino, o ensino remoto. Foram muitas dificuldades durante esse processo de transição, principalmente pela falta de ferramentas fundamentais para que o ensino fosse ofertado de maneira democrática. Desta forma, este artigo objetiva mostrar como foi o ensino em tempos de isolamento social. A discussão aqui proposta parte da análise de artigos e documentos oficiais que discutem tanto sobre a pandemia do covid-19, quanto sobre o ensino remoto, inclusão digital e exclusão digital. O resultado esperado com a pesquisa foi a inclusão das ferramentas digitais no contexto educacional, porém, percebe-se que a principal barreira para a inclusão digital é a falta de investimentos, tanto na área de capacitação dos docentes, quanto na aquisição de ferramentas essenciais para que essa modalidade de ensino funcione na sua integralidade.
Abstract: The Covid-19 pandemic has affected society as a whole. In education, teachers and students had to adapt to the new teaching modality, the remote teaching. There were many difficulties during this transition process, mainly due to the lack of fundamental tools for teaching to be offered in a democratic way. In this way, this article aims to show how teaching was in times of social isolation. The discussion proposed here starts from the analysis of articles and official documents that discuss the covid-19 pandemic, remote teaching, digital inclusion and digital exclusion. The expected result of the research was the inclusion of digital tools in the educational context, however, it is clear that the main barrier to digital inclusion is the lack of investments, both in the area of teacher training and in the acquisition of essential tools so that this teaching modality works in its entirety.
Keywords: Pandemia
Ensino remoto
Inclusão digital
Exclusão Digital
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2950
Issue Date: 8-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Isadora Caixetaartigo_Isadora Caixeta2,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.