Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Rosalina Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685672534714050pt_BR
dc.creatorCaixeta, Isadora Alves Barros-
dc.creator.LattesNão tem.pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T18:48:35Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-10T18:48:35Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2950-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic has affected society as a whole. In education, teachers and students had to adapt to the new teaching modality, the remote teaching. There were many difficulties during this transition process, mainly due to the lack of fundamental tools for teaching to be offered in a democratic way. In this way, this article aims to show how teaching was in times of social isolation. The discussion proposed here starts from the analysis of articles and official documents that discuss the covid-19 pandemic, remote teaching, digital inclusion and digital exclusion. The expected result of the research was the inclusion of digital tools in the educational context, however, it is clear that the main barrier to digital inclusion is the lack of investments, both in the area of teacher training and in the acquisition of essential tools so that this teaching modality works in its entirety.pt_BR
dc.description.resumoA pandemia do Covid-19 afetou a sociedade como um todo. Na educação, professores e alunos tiveram que se adaptar a nova modalidade de ensino, o ensino remoto. Foram muitas dificuldades durante esse processo de transição, principalmente pela falta de ferramentas fundamentais para que o ensino fosse ofertado de maneira democrática. Desta forma, este artigo objetiva mostrar como foi o ensino em tempos de isolamento social. A discussão aqui proposta parte da análise de artigos e documentos oficiais que discutem tanto sobre a pandemia do covid-19, quanto sobre o ensino remoto, inclusão digital e exclusão digital. O resultado esperado com a pesquisa foi a inclusão das ferramentas digitais no contexto educacional, porém, percebe-se que a principal barreira para a inclusão digital é a falta de investimentos, tanto na área de capacitação dos docentes, quanto na aquisição de ferramentas essenciais para que essa modalidade de ensino funcione na sua integralidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isadora Alves Barros Caixeta (2018201221350904@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T17:07:45Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO ISADORA.pdf: 238477 bytes, checksum: 72db7d71de811acc2bd020133f25d250 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Isadora, informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta folha de aprovação assinada pela banca; - Falta o TCAE;   ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação.  Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf Atenciosamente, on 2022-11-08T21:36:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Isadora Alves Barros Caixeta (2018201221350904@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T18:14:57Z No. of bitstreams: 1 TODOS OS ARQUIVOS.pdf: 2094007 bytes, checksum: b34b407c6076794d0134e966f1ecedb6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:42:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TODOS OS ARQUIVOS.pdf: 2094007 bytes, checksum: b34b407c6076794d0134e966f1ecedb6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:48:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TODOS OS ARQUIVOS.pdf: 2094007 bytes, checksum: b34b407c6076794d0134e966f1ecedb6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T18:48:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TODOS OS ARQUIVOS.pdf: 2094007 bytes, checksum: b34b407c6076794d0134e966f1ecedb6 (MD5) Previous issue date: 2022-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectExclusão Digitalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Isadora Caixetaartigo_Isadora Caixeta2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.