Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2934
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONFIGURAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EXPRESSA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE JUSSARA/GO
Autor(es): Rosa, Júlia Mercês
Primeiro Orientador: Bandeira, Dina D. C. C.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da configuração da leitura e escrita consolidada no Documento Curricular do Município de Jussara-GO. A intenção é compreender de que maneira a leitura escrita é apresentada no documento, sua importância para a perspectiva de organização curricular, sua natureza didático pedagógica apresentada e sobretudo para a consolidação de um processo de alfabetização ampla. A metodologia de análise é de cunho qualitativo, do tipo documental. Conclui-se que o desafio atual da educação municipal é o possibilitar que as habilidades de leitura e escrita sejam desenvolvidas de forma interdisciplinar, em todos os componentes curriculares, favorecendo a aquisição de aprendizagens em todas as áreas do conhecimento.
Abstract: The present research aims to analyze the configuration of reading and writing consolidated in the Curricular Document of the Municipality of Jussara-GO The intention is to understand how written reading is presented in the document, its importance for the perspective of curricular organization, its didactic-pedagogical nature presented and above all for the consolidation of a broad literacy process. The analysis methodology is of a qualitative nature. It was concluded that. For the development of this study, a bibliographic and documental research was used in relation to the theme, and the research methodology is of a qualitative nature. It is concluded that the current challenge of municipal education is to enable reading and writing skills to be developed in an interdisciplinary way, in all curricular components, favoring the acquisition of learning in all areas of knowledge.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Documento Curricular
Educação Municipal
Reading and writing
Resume
Municipal Education
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2934
Data do documento: 20-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Julia Rosa1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.