Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2934
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A CONFIGURAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EXPRESSA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE JUSSARA/GO
metadata.dc.creator: Rosa, Júlia Mercês
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Dina D. C. C.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da configuração da leitura e escrita consolidada no Documento Curricular do Município de Jussara-GO. A intenção é compreender de que maneira a leitura escrita é apresentada no documento, sua importância para a perspectiva de organização curricular, sua natureza didático pedagógica apresentada e sobretudo para a consolidação de um processo de alfabetização ampla. A metodologia de análise é de cunho qualitativo, do tipo documental. Conclui-se que o desafio atual da educação municipal é o possibilitar que as habilidades de leitura e escrita sejam desenvolvidas de forma interdisciplinar, em todos os componentes curriculares, favorecendo a aquisição de aprendizagens em todas as áreas do conhecimento.
Abstract: The present research aims to analyze the configuration of reading and writing consolidated in the Curricular Document of the Municipality of Jussara-GO The intention is to understand how written reading is presented in the document, its importance for the perspective of curricular organization, its didactic-pedagogical nature presented and above all for the consolidation of a broad literacy process. The analysis methodology is of a qualitative nature. It was concluded that. For the development of this study, a bibliographic and documental research was used in relation to the theme, and the research methodology is of a qualitative nature. It is concluded that the current challenge of municipal education is to enable reading and writing skills to be developed in an interdisciplinary way, in all curricular components, favoring the acquisition of learning in all areas of knowledge.
Keywords: Leitura e escrita
Documento Curricular
Educação Municipal
Reading and writing
Resume
Municipal Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2934
Issue Date: 20-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Julia Rosa1,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.