Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2903
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (2020-2021)
metadata.dc.creator: Amorim, Eliane Costa de Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Davillas Newton de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Diego Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Lucimar dos Reis Duarte
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como propósito analisar e problematizar a maneira como ocorreu o processo de alfabetização durante o atendimento das aulas não presenciais no período de pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e como as tecnologias foram agregadas a esse contexto. A mesma foi realizada através de pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento artigos científicos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Política Nacional de Alfabetização (PNA), sites educacionais, da saúde, e vários autores como Soares, Abreu e Miranda, Kenski, Lévi e outros. Com os diversos estudos realizados ficou comprovado que, devido a pandemia, as pessoas tiveram suas vidas afetadas em diversos aspectos, e se tratando de educação analisaremos, a falta de estrutura tecnológica nas escolas das redes públicas de ensino para os professores ministrarem aulas no formato de ensino remoto, também a dificuldade que muitas famílias, e estudantes tiveram para ter acesso aos meios tecnológicos digitais, a falta de motivação das crianças e da família, causou grande prejuízo na etapa do processo de alfabetização.
Abstract: This research aims to analyze and problematize the way in which the literacy process occurred during service to students through remote classes during the Covid-19 pandemic period, between the years (2020-2021). The research's main objective is to evaluate the impacts of the pandemic on the literacy process and how technologies were added to this context. The same was carried out through bibliographic research, supported by scientific articles, the National Common Curricular Base (BNCC), National Literacy Policy (PNA), educational and health websites, and several authors such as Soares, Abreu and Miranda, Kenski, Levi and others. With the various studies carried out, it was proven that, due to the pandemic, people had their lives affected in several aspects, and when it comes to education, we will analyze the lack of technological structure in public schools for teachers to teach classes in the format of remote teaching, also the difficulty that many families, students had to have access to digital technological means, the lack of motivation of the children and the family, caused great damage in the stage of the literacy process.
Keywords: Processo de Alfabetização
Pandemia da Covid-19
Tecnologias
Ensino Remoto
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2903
Issue Date: 17-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Eliane Costa de Menezes Amorim.pdf921,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.