Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Chaves, Davillas Newton de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792323197646340pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0272401401068579pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Lucimar dos Reis Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304771526927482pt_BR
dc.creatorAmorim, Eliane Costa de Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8758191882057100pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-30T19:38:22Z-
dc.date.available2022-10-28-
dc.date.available2022-10-30T19:38:22Z-
dc.date.issued2022-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2903-
dc.description.abstractThis research aims to analyze and problematize the way in which the literacy process occurred during service to students through remote classes during the Covid-19 pandemic period, between the years (2020-2021). The research's main objective is to evaluate the impacts of the pandemic on the literacy process and how technologies were added to this context. The same was carried out through bibliographic research, supported by scientific articles, the National Common Curricular Base (BNCC), National Literacy Policy (PNA), educational and health websites, and several authors such as Soares, Abreu and Miranda, Kenski, Levi and others. With the various studies carried out, it was proven that, due to the pandemic, people had their lives affected in several aspects, and when it comes to education, we will analyze the lack of technological structure in public schools for teachers to teach classes in the format of remote teaching, also the difficulty that many families, students had to have access to digital technological means, the lack of motivation of the children and the family, caused great damage in the stage of the literacy process.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito analisar e problematizar a maneira como ocorreu o processo de alfabetização durante o atendimento das aulas não presenciais no período de pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021. A pesquisa tem como objetivo principal avaliar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e como as tecnologias foram agregadas a esse contexto. A mesma foi realizada através de pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento artigos científicos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Política Nacional de Alfabetização (PNA), sites educacionais, da saúde, e vários autores como Soares, Abreu e Miranda, Kenski, Lévi e outros. Com os diversos estudos realizados ficou comprovado que, devido a pandemia, as pessoas tiveram suas vidas afetadas em diversos aspectos, e se tratando de educação analisaremos, a falta de estrutura tecnológica nas escolas das redes públicas de ensino para os professores ministrarem aulas no formato de ensino remoto, também a dificuldade que muitas famílias, e estudantes tiveram para ter acesso aos meios tecnológicos digitais, a falta de motivação das crianças e da família, causou grande prejuízo na etapa do processo de alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Costa de Menezes Amorim (eliane.amorim@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-28T01:36:10Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO PARA PUBLICAÇÃO ELIANE.pdf: 943417 bytes, checksum: 3ec659788ad336c210a406510b7fc5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-30T19:35:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO PARA PUBLICAÇÃO ELIANE.pdf: 943417 bytes, checksum: 3ec659788ad336c210a406510b7fc5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-30T19:36:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO PARA PUBLICAÇÃO ELIANE.pdf: 943417 bytes, checksum: 3ec659788ad336c210a406510b7fc5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-30T19:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTO PARA PUBLICAÇÃO ELIANE.pdf: 943417 bytes, checksum: 3ec659788ad336c210a406510b7fc5a9 (MD5) Previous issue date: 2022-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleTECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DA COVID-19 (2020-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Eliane Costa de Menezes Amorim.pdf921,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.