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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: DA GRAMÁTICA TRADICIONAL À GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PELO VIÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Other Titles: FROM TRADITIONAL GRAMMAR TO CONTEXTUALIZED GRAMMAR: NEW PERSPECTIVES IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING, THROUGH THE TEXTUAL GENRES
metadata.dc.creator: Romão, Andréia Maria Barbosa da Silva
metadata.dc.description.resumo: As discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa (LP), na educação básica, sempre permearam os círculos de estudos e rodas de conversas entre teóricos e docentes desta área. Há, entretanto, ainda hoje, muitos desafios a serem alcançados por esses docentes. Tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), importantes documentos norteadores da educação brasileira, trouxeram avanços significativos nas orientações sobre o ensino deste componente curricular. Ambos os documentos estabelecem que o ensino de LP precisa ser realizado a partir de práticas de linguagem (leitura, escrita e oralidade), tendo o estudo por gêneros do discurso como principal metodologia para essas práticas. Observa-se que, apesar disso, dos textos orientadores ao trabalho docente, há muito o que se atualizar, tendo em vista que práticas comuns ultrapassadas continuam fazendo parte do cotidiano escolar. Diante desse contexto, esse trabalho tem o intuito de analisar o processo de aquisição da proficiência em língua materna, especificamente no Ensino Fundamental, à luz dos teóricos que estudam essa prática, considerando os documentos oficiais supracitados, que norteiam o currículo. Para isso, foram feitas uma pesquisa bibliográfica e diversas consultas à Base Nacional Comum Curricular e aos Parâmetros Curriculares Nacionais. A partir dessas análises, observou-se que, embora haja essas orientações a serem seguidas, o estudo por gênero não é prioritariamente a metodologia contemplada por docentes e instituições de ensino.
Abstract: Discussions regarding the teaching of Portuguese Language (LP), in basic education, have always permeated study circles and rounds of conversations between theorists and teachers in this area. However, even today, there are many challenges to be achieved by these teachers. Both the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Curriculum Base (BNCC), important guiding documents of Brazilian education, brought significant advances in the guidelines on the teaching of this curricular component. Both documents establish that the teaching of LP needs to be carried out based on language practices (reading, writing and orality), with the study of discourse genres as the main methodology for these practices. It is observed that, despite this, from the guiding texts to the teaching work, there is much to be updated, considering that outdated common practices continue to be part of the school routine. Given this context, this work aims to analyze the process of acquiring proficiency in the mother tongue, specifically in elementary school, in the light of the theorists who study this practice, considering the aforementioned official documents, which guide the curriculum. For this, a bibliographic research and several consultations were made to the Common National Curricular Base and to the National Curriculum Parameters. From these analyzes, it was observed that, although there are these guidelines to be followed, the study by gender is not primarily the methodology contemplated by teachers and educational institutions.
Keywords: Prática docente
Língua Portuguesa
Gêneros textuais
BNCC
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2878
Issue Date: 19-Oct-2022
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