Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomão, Andréia Maria Barbosa da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-19T15:09:42Z-
dc.date.available2022-10-19-
dc.date.available2022-10-19T15:09:42Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2878-
dc.description.abstractDiscussions regarding the teaching of Portuguese Language (LP), in basic education, have always permeated study circles and rounds of conversations between theorists and teachers in this area. However, even today, there are many challenges to be achieved by these teachers. Both the National Curriculum Parameters (PCN) and the National Common Curriculum Base (BNCC), important guiding documents of Brazilian education, brought significant advances in the guidelines on the teaching of this curricular component. Both documents establish that the teaching of LP needs to be carried out based on language practices (reading, writing and orality), with the study of discourse genres as the main methodology for these practices. It is observed that, despite this, from the guiding texts to the teaching work, there is much to be updated, considering that outdated common practices continue to be part of the school routine. Given this context, this work aims to analyze the process of acquiring proficiency in the mother tongue, specifically in elementary school, in the light of the theorists who study this practice, considering the aforementioned official documents, which guide the curriculum. For this, a bibliographic research and several consultations were made to the Common National Curricular Base and to the National Curriculum Parameters. From these analyzes, it was observed that, although there are these guidelines to be followed, the study by gender is not primarily the methodology contemplated by teachers and educational institutions.pt_BR
dc.description.resumoAs discussões a respeito do ensino de Língua Portuguesa (LP), na educação básica, sempre permearam os círculos de estudos e rodas de conversas entre teóricos e docentes desta área. Há, entretanto, ainda hoje, muitos desafios a serem alcançados por esses docentes. Tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), importantes documentos norteadores da educação brasileira, trouxeram avanços significativos nas orientações sobre o ensino deste componente curricular. Ambos os documentos estabelecem que o ensino de LP precisa ser realizado a partir de práticas de linguagem (leitura, escrita e oralidade), tendo o estudo por gêneros do discurso como principal metodologia para essas práticas. Observa-se que, apesar disso, dos textos orientadores ao trabalho docente, há muito o que se atualizar, tendo em vista que práticas comuns ultrapassadas continuam fazendo parte do cotidiano escolar. Diante desse contexto, esse trabalho tem o intuito de analisar o processo de aquisição da proficiência em língua materna, especificamente no Ensino Fundamental, à luz dos teóricos que estudam essa prática, considerando os documentos oficiais supracitados, que norteiam o currículo. Para isso, foram feitas uma pesquisa bibliográfica e diversas consultas à Base Nacional Comum Curricular e aos Parâmetros Curriculares Nacionais. A partir dessas análises, observou-se que, embora haja essas orientações a serem seguidas, o estudo por gênero não é prioritariamente a metodologia contemplada por docentes e instituições de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-19T15:05:39Z No. of bitstreams: 3 Ata de defesa - Andréia Romão.pdf: 198402 bytes, checksum: a9f1fe11665f0e89cd2d2f3da5d84d59 (MD5) TCA Andréia - assinado (1).pdf: 425199 bytes, checksum: f2acf25a9a69186e9a5e4c32120fa512 (MD5) ARTIGO ANDRÉIA IF GOIANO - Doc Repositório.pdf: 198034 bytes, checksum: b233eb636ade7a97652884adaac215c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-19T15:09:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Ata de defesa - Andréia Romão.pdf: 198402 bytes, checksum: a9f1fe11665f0e89cd2d2f3da5d84d59 (MD5) TCA Andréia - assinado (1).pdf: 425199 bytes, checksum: f2acf25a9a69186e9a5e4c32120fa512 (MD5) ARTIGO ANDRÉIA IF GOIANO - Doc Repositório.pdf: 198034 bytes, checksum: b233eb636ade7a97652884adaac215c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T15:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Ata de defesa - Andréia Romão.pdf: 198402 bytes, checksum: a9f1fe11665f0e89cd2d2f3da5d84d59 (MD5) TCA Andréia - assinado (1).pdf: 425199 bytes, checksum: f2acf25a9a69186e9a5e4c32120fa512 (MD5) ARTIGO ANDRÉIA IF GOIANO - Doc Repositório.pdf: 198034 bytes, checksum: b233eb636ade7a97652884adaac215c4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDA GRAMÁTICA TRADICIONAL À GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA: AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, PELO VIÉS DOS GÊNEROS TEXTUAISpt_BR
dc.title.alternativeFROM TRADITIONAL GRAMMAR TO CONTEXTUALIZED GRAMMAR: NEW PERSPECTIVES IN PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING, THROUGH THE TEXTUAL GENRESpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa - Andréia Romão.pdf193,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCA Andréia - assinado (1).pdf415,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO ANDRÉIA IF GOIANO - Doc Repositório.pdf193,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.