Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2855
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Moraes, Angela
Primeiro Orientador: Carvalho, Jeferson
Resumo: Brincar sempre foi algo presente na história da humanidade, em todas as culturas, tendo diferentes representações em cada povo. É um ato que tem diferentes tipos de e importância diferenciada dentro de cada cultura. Nas últimas décadas, o ato de brincar passou a ser alvo de inúmeras pesquisas cujo objetivo é analisar como ela interfere no desenvolvimento e na aprendizagem de uma pessoa, permitindo, no caso da criança, que ela se socialize com pessoas, objetos e espaços, adquira conhecimentos, desenvolvendo-se de forma física e cognitiva. Tem por objetivo geral discutir como as brincadeiras são capazes de trazer benefícios para a Educação Infantil. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre ludicidade e sua importância para educação infantil. Contudo se as brincadeiras são importantes e estão presentes no dia a dia das crianças, elas podem ser adaptadas e utilizadas dentro do espaço escolar, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem alcançar melhores resultados.
Abstract: Playing has always been something present in the history of humanity, in all cultures, with different representations in each people. It is an act that has different types of and differentiated importance within each culture. In recent decades, the act of playing has become the target of numerous researches whose objective is to analyze how it interferes in the development and learning of a person, allowing, in the case of children, that they socialize with people, objects and spaces, acquire knowledge, developing physically and cognitively. Its general objective is to discuss how games are able to bring benefits to Early Childhood Education. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The procedures used were analysis and observation of legal documents, technical standards or regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and literature review of authors who deal with lucidity and its importance for early childhood education. However,, ifgames are important and are present in children's daily lives, they can be adapted and used within the school space, helping the teaching-learning process to achieve better results.
Palavras-chave: Brincadeiras
Educação Infantil
Lúdico
Método Pedagógico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2855
Data do documento: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Angela Beatriz Alves de Moraes.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.