Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2855
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Moraes, Angela
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Jeferson
metadata.dc.description.resumo: Brincar sempre foi algo presente na história da humanidade, em todas as culturas, tendo diferentes representações em cada povo. É um ato que tem diferentes tipos de e importância diferenciada dentro de cada cultura. Nas últimas décadas, o ato de brincar passou a ser alvo de inúmeras pesquisas cujo objetivo é analisar como ela interfere no desenvolvimento e na aprendizagem de uma pessoa, permitindo, no caso da criança, que ela se socialize com pessoas, objetos e espaços, adquira conhecimentos, desenvolvendo-se de forma física e cognitiva. Tem por objetivo geral discutir como as brincadeiras são capazes de trazer benefícios para a Educação Infantil. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre ludicidade e sua importância para educação infantil. Contudo se as brincadeiras são importantes e estão presentes no dia a dia das crianças, elas podem ser adaptadas e utilizadas dentro do espaço escolar, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem alcançar melhores resultados.
Abstract: Playing has always been something present in the history of humanity, in all cultures, with different representations in each people. It is an act that has different types of and differentiated importance within each culture. In recent decades, the act of playing has become the target of numerous researches whose objective is to analyze how it interferes in the development and learning of a person, allowing, in the case of children, that they socialize with people, objects and spaces, acquire knowledge, developing physically and cognitively. Its general objective is to discuss how games are able to bring benefits to Early Childhood Education. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The procedures used were analysis and observation of legal documents, technical standards or regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and literature review of authors who deal with lucidity and its importance for early childhood education. However,, ifgames are important and are present in children's daily lives, they can be adapted and used within the school space, helping the teaching-learning process to achieve better results.
Keywords: Brincadeiras
Educação Infantil
Lúdico
Método Pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2855
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Angela Beatriz Alves de Moraes.pdf4,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.