Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2826
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IF/GOIANO: UM ESTUDO SOBRE OS TCCs DEFENDIDOS NO PERÍODO DE 2012 - 2020
Autor(es): Pinheiro, Zania Brito Lino
Primeiro Orientador: Bandeira, Dina Carla da Costa
Primeiro Membro da Banca: Bandeira, Dina Carla da Costa
Resumo: A importância do lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais é um campo epistemológico que tem crescido e se diversificado do ponto de vista teórico-metodológico. O presente artigo analisa a produção do conhecimento sobre o lúdico no processo de alfabetização com base nos TCCs produzidos nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia do IF/Goiano, nos campis de Morrinhos e Ipameri, no período de 2012 a 2020. Visa conhecer as tendências e peculiaridades da produção acadêmica desse campo, de modo a subsidiar futuros estudos vinculados as contribuições que a ludicidade apresenta para o processo de alfabetização de educando em escolarização de anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa “estado da arte do conhecimento”, fundamentada por uma abordagem qualitativa de pesquisa e operacionalizada sob a orientação metodológica da pesquisa documental. A fonte de investigação foi o repositório do IFGoiano, onde foi possível acessar os arquivos digitais. A análise dos dados se deu a partir do aporte teórico oriundo dos campos da ludicidade no processo de alfabetização e da pesquisa do tipo estado do conhecimento. Conclui-se que o lúdico é essencial para o desenvolvimento humano, fazendo parte do trajeto de aprendizagem e a construção do conhecimento mediante brincadeiras, jogos e brinquedos. E, deve ser utilizado tanto de forma livre, como de forma dirigida, onde os docentes utilizem o lúdico com objetivos e metodologias definidos, demonstrando ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Abstract: The importance of play in the literacy process in the early years is an epistemological field that has grown and diversified from a theoretical-methodological point of view. This article analyzes the production of knowledge about play in the literacy process based on the TCCs produced in the Pedagogy Degree courses at the IF/Goiano campus Morrinhos and Ipameri, from 2012 to 2020. It aims to know the trends and peculiarities of production academic in this field, in order to support future studies linked to the contributions that playfulness presents to the literacy process of students in the initial years of elementary school. It is a “state of the art of knowledge” research, based on a qualitative research approach and operationalized under the methodological orientation of documentary research. The investigation source was the Ifgoiano repository, where it was possible to access the digital files. Data analysis was based on theoretical input from the fields of playfulness in the literacy process and state-of-the-art research. We conclude that play is essential for human development, being part of the learning path and the construction of knowledge through games, games and toys. And, it should be used both freely and in a directed way, where teachers use play with defined objectives and methodologies, demonstrating awareness of the importance of their action in relation to children's development and learning.
Palavras-chave: Alfabetização; Curso de Pedagogia; Ludicidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2826
Data do documento: 21-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf805,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.