Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bandeira, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.creatorPinheiro, Zania Brito Lino-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5066162673885344pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-06T20:04:39Z-
dc.date.available2022-10-06-
dc.date.available2022-10-06T20:04:39Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2826-
dc.description.abstractThe importance of play in the literacy process in the early years is an epistemological field that has grown and diversified from a theoretical-methodological point of view. This article analyzes the production of knowledge about play in the literacy process based on the TCCs produced in the Pedagogy Degree courses at the IF/Goiano campus Morrinhos and Ipameri, from 2012 to 2020. It aims to know the trends and peculiarities of production academic in this field, in order to support future studies linked to the contributions that playfulness presents to the literacy process of students in the initial years of elementary school. It is a “state of the art of knowledge” research, based on a qualitative research approach and operationalized under the methodological orientation of documentary research. The investigation source was the Ifgoiano repository, where it was possible to access the digital files. Data analysis was based on theoretical input from the fields of playfulness in the literacy process and state-of-the-art research. We conclude that play is essential for human development, being part of the learning path and the construction of knowledge through games, games and toys. And, it should be used both freely and in a directed way, where teachers use play with defined objectives and methodologies, demonstrating awareness of the importance of their action in relation to children's development and learning.pt_BR
dc.description.resumoA importância do lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais é um campo epistemológico que tem crescido e se diversificado do ponto de vista teórico-metodológico. O presente artigo analisa a produção do conhecimento sobre o lúdico no processo de alfabetização com base nos TCCs produzidos nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia do IF/Goiano, nos campis de Morrinhos e Ipameri, no período de 2012 a 2020. Visa conhecer as tendências e peculiaridades da produção acadêmica desse campo, de modo a subsidiar futuros estudos vinculados as contribuições que a ludicidade apresenta para o processo de alfabetização de educando em escolarização de anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa “estado da arte do conhecimento”, fundamentada por uma abordagem qualitativa de pesquisa e operacionalizada sob a orientação metodológica da pesquisa documental. A fonte de investigação foi o repositório do IFGoiano, onde foi possível acessar os arquivos digitais. A análise dos dados se deu a partir do aporte teórico oriundo dos campos da ludicidade no processo de alfabetização e da pesquisa do tipo estado do conhecimento. Conclui-se que o lúdico é essencial para o desenvolvimento humano, fazendo parte do trajeto de aprendizagem e a construção do conhecimento mediante brincadeiras, jogos e brinquedos. E, deve ser utilizado tanto de forma livre, como de forma dirigida, onde os docentes utilizem o lúdico com objetivos e metodologias definidos, demonstrando ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zania Brito Lino Pinheiro (zania.brito@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-05T22:28:06Z No. of bitstreams: 1 Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf: 824844 bytes, checksum: f034b3782e84a8ada6e923258a947747 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jocelia Martins de Oliveira (jocelia.martins@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T20:00:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf: 824844 bytes, checksum: f034b3782e84a8ada6e923258a947747 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jocelia Martins de Oliveira (jocelia.martins@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-06T20:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf: 824844 bytes, checksum: f034b3782e84a8ada6e923258a947747 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-06T20:04:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf: 824844 bytes, checksum: f034b3782e84a8ada6e923258a947747 (MD5) Previous issue date: 2022-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização; Curso de Pedagogia; Ludicidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IF/GOIANO: UM ESTUDO SOBRE OS TCCs DEFENDIDOS NO PERÍODO DE 2012 - 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo cientifico-ZANIA BRITO LINO PINHEIRO.pdf805,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.