Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2817
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Resende, Taíni Sousa Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Flávio
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar as contribuições do brincar na educação infantil na etapa pré-escolar. Apresentando como problema: Quais as contribuições do brincar na Educação Infantil? Em que o brincar se relaciona como instrumento pedagógico importante para as crianças, desenvolvendo algumas capacidades como a atenção, criatividade, memória imitação, concentração, criatividade e outras habilidades psicomotoras. Justifica-se na relevância do tema para o ensino e aprendizagem das crianças, o brincar atua como um recurso facilitador nesse processo. Organizou-se em um breve histórico da educação infantil brasileira, destacando-se o valor dos jogos, das brincadeiras e o papel do professor pedagogo frente a questão do brincar. A metodologia é de cunho bibliográfico, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem de natureza básica e em relação aos objetivos classifica-se como exploratória. Quanto ao resultado e discussão a pesquisa fundamenta-se em alguns autores, entre eles Santos (2000) e Vygotsky (1988) onde fica evidente a contribuição do brincar para a educação infantil, brincando a criança exercita suas potencialidades e se desenvolve. Portanto esse estudo apresenta considerações em relação ao brincar, utilizando o lúdico em sala de aula o professor torna a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, por meio das brincadeiras as crianças constroem capacidades e habilidades indispensáveis a futura vida educacional e desenvolve aspectos diversos como o social, físico, afetivo, moral e o cognitivo.
Abstract: The main objective of this article is to analyze the contributions of play in preschool education. Presenting as a problem: What are the contributions of playing in Early Childhood Education? In which playing is related as an important pedagogical tool for children, developing some skills such as attention, creativity, imitation memory, concentration, creativity and other psychomotor skills. It is justified in the relevance of the theme for the teaching and learning of children, playing acts as a facilitating resource in this process. It was organized in a brief history of Brazilian early childhood education, highlighting the value of games, games and the role of the pedagogue teacher facing the issue of playing. The methodology is of a bibliographic nature, being a qualitative research, with an approach of a basic nature and in relation to the objectives it is classified as exploratory. As for the result and discussion, the research is based on some authors, among them Santos (2000) and Vygotsky (1988) where the contribution of playing to early childhood education is evident, playing the child exercises their potential and develops. Therefore, this study presents considerations in relation to playing, using the ludic in the classroom the teacher makes learning motivating, pleasurable and meaningful, through play children build skills and abilities essential to future educational life and develops diverse aspects such as social , physical, affective, moral and cognitive.
Keywords: Brincar
Contribuições
Ensino
Aprendizagem
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2817
Issue Date: 3-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Taíni Resende1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.